quinta-feira, 30 de outubro de 2008

PÁ & BOLA - VIVA A NUTUREZA


PAZ QUE NADA

Quem acredita que os bastidores da política local estão em paz, se engana! Dr. Dimas está com mais um "pepino" para descascar. Um outro processo deu entrada na justiça local onde denuncia a doação de duas casas em área verde em pleno período eleitoral. Dr. Dimas agiu com agilidade e com rigor quando uma denuncia parecida foi feita quase ao final do processo eleitoral. Se mantiver a mesma linha de raciocínio, deverá ainda esta semana emanar um parecer pela aceitação da denúncia. Além das casas, mais de 400 doações de lotes também irão a analise da promotoria desta cidade. Acredita-se que um pedido fora feito em Brasília para que, caso seja aceita a denuncia, fosse feita uma "intervenção amistosa" junto ao juiz eleitoral desta comarca. Quem conheçe Dr. Gilberto mais de perto garante:"Em dúvida, pró-sociedade". O tempo e o MP dirão. Pau para bater em Chicos & Franciscos tem. Existe uma torcida pelo "animus" por parte de partidários de oposição. Sérios, o MP e o Juiz, eles são. Segundo o TSE, estão proibidas em ano eleitoral, que compreende de 1º de janeiro ate a data das eleições, cessão, doação e outros benefícios. Eu não inventei isso. Está no site da agência Brasil , do governo federal.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/01/01/materia.2008-01-01.8325834956/view


CONVERGÊNCIA

Nada oficial. Uma fonte, de BH, ligada a ala governista local e estadual disse que uma aliança estaria sendo proposta pelo pré-candidato a presidência pelo PSDB (PMDB) Aécio Neves na política local lavrense. Duas figuras locais poderiam se aliar com as bênçãos dos Palácios para rumarem a Brasília e Belo Horizonte em 2010. Se confirmar os nomes, o mundo vai acabar e vai começar por Lavras. Como eu sei quem é a fonte e que a mesma gosta de jogar gasolina no fogo pra ver a labareda subir; prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Muita calma nesta hora.


RACHOU

O blocão que estaria se formando em Lavras rachou. Dois nomes que direta ou indiretamente sairam derrotados nesta eleição tentaram fazer um acerto mas não "convergiram". A conversa foi amistosa mas foi decidido: Cada um, cada um. O selo da paz foi pregado ao final da conversa. Se permanecer assim, a disputa para ganhar o espaço político deverá ser acirrada já em 2010.



SILVA JR- EM TRÂNSITO.
SÃO PAULO.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

PÁ & BOLA - QUE CALOR !


CAP I


Depois de um descanso pós campanha, CAP volta à Lavras. Estava com a mulher, Dâmina, conhecendo aquilo tudo que é Dubai, nos emirados árabes. Com o resultado que garantiu a vitória de Custódio Mattos em Juiz de fora, o empresário lavrense e suplente a deputado federal, que antes via com um certo desânimo suas reais chances de ir para Brasília, agora mediante as urnas de JF, ganha fôlego e vê com isso uma luz no fim do túnel.



CAP II


Nem bem chegou e o clima já esquentou pelos lados da rádio Cultura. CAP e Dâmina não gostaram nada nada de um artigo onde Dário Costa agradecia ao Dr. Célio e a Jussara o tratamento recebido na santa casa de Lavras quando precisou passar por uma angioplastia. Dário era (?) um espinho para Jussara pelas ondas da rádio e agora, após receber um atendimento “VIP” naquele nosocômio e uma conversa ao pé do ouvido, parece que “abriu uma nova janela em sua carreira profissional”. CAP ordenou:”Para tuuudo” . Mudanças já estão sendo providenciadas. Outras já tiveram um efeito prático. Ao que pude apurar, o tratamento foi “na faixa”. Todo cidadão tem esse direito.



EU FALO


Foram tantos os emails que recebi para que publicasse aqui o valor da conta do tal telefone celular que mal consegui abrir e deletar minha caixa postal. Bom, como não costumo correr do pau (?), ai vai o pretenso número; o da conta!!. Aproximadamente R$ 10.000,00 reais. Isso mesmo ! Um único celular chegou a gastar quase esta quantia em um único mês. Além de secretários, “assessores” também tem o aparelho com linha da Vivo com franquia “Free Talk”, ou seja, podem falar a qualquer hora e de graça como bem quiserem. A Vivo, devido as contas consideradas de interesse da companhia, já teria enviado aparelhos novinhos para quem utiliza as ditas contas. Um estímulo a mais para que continuem usando em prol de suas pastas e cargos, claro, custeadas pela prefeitura.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

PÁ & BOLA - FAZ UM 21 !!!



RECOLHE TUDO

Não tenho dados oficiais mas segundo uma pessoa ligada ao setor de "avisos" da prefeitura, a ordem é para que os secretários que tenham celulares custeados pela prefeitura entreguem os seus aparelhos. O motivo da determinação oriunda da "grande sala" do Palácio seria uma conta estratosférica que chegou em um dos celulares à disposição de um assessor. Os números ainda não foram confirmados mas dizem que o valor chegou na casa dos milhares de reais. Diante do "excesso ao utilizar o bem público", a ordem foi recolher e reanalisar quem é quanto cada um poderá gastar. Segundo apurações preliminares, o gasto, considerado "em demasia", foi realizado de Setembro a Outubro. Isso mostra que trabalharam demais neste período.


CONTENÇÃO

A ordem no Palácio agora é "recuperar" o LavrasPrev. Com um passivo em torno de 12 milhões, segundo uma pessoa ligada ao órgão, a missão de da equipe da prefeita é economizar para que um "ajuste fiscal" seja feito e com isso miniminizar a situação do órgão. Acredita-se que uma economia siginificante terá de ser feita para alcançar o resultado esperado. Com uma projeção de arrecadação de quase 130 milhões de reais para 2009, isso não deverá ser muito difícil não. Um certidão emitida para a prefeitura , quando a mesma devia alguns milhões de reais ao órgão teve que sofrer uma "mudança interna". A certidão emitada para que a prefeitura não tivesse restrições na hora de receber convênios afirmava que a prefeitura nada devia ao instituto de previdência do servidores. Dizem que este documento já teria sido vazado.


FANTASMA II

Uma solução já teria sido encontrada para "justificar" o recebimento por parte de uma mulher no caso do "servidor voluntário". Segundo um advogado ligado ao Palácio, em caso de contratação de servidor em cargo de confiança, não é obrigatório a comprovação de carga horária e com isso "ela" poderia estar lotada em uma repartição e ter o aval de presença da chefe do setor. Com isso, legalmente, a situação teria o seu "contorno". Um aviso chegou até mim: "Você já viu o tamanho do filho "dele"?". Resposta: "Já ! O meu, de 9 anos, também é bem grandinho !" ......cada uma que se escuta!!

*Desculpem o atraso nas postagens. Ainda estou meio "perrengue" como diz uma amiga! Abraços.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

PÁ & BOLA - FICA QUIETO !!!


VONTADE DE SER FANTASMA

Tinha me esquecido. Na última reunião da câmara, onde Wladimir e os vereadores falaram de suas decepções com a última eleição, umA fala quase passou despercebida. Em seu discurso entusiasmado pela reeleição, Xapisco ( é com ch ou com x ??) disse emocionado que partia para um mandato de 24 anos (quando ele disse isso, muita gente fez cara de choro no plenário) e que gosta taaaanto daquela casa que não se imagina fora dela um dia. Utilizando o púbito ou parlatório para seu discurso Xapisco ou Chapisco ficou tão emocionado que disse "Se algum dia eu tiver que sair daqui, não vou conseguir , vão me ver em todo o canto, entranhado nas paredes ... "ASSOMBRANDO" cada espaço desta casa!!! "... As câmeras não mostraram mas deve ter tido um desconcerto geral na bancada de vereadores. Em seguida, Wladimir fez seu discurso e reafirmou "Aqui nunca teve funcionário fantasma!!". Seria bom alguém dar este toque pro XCHAPISCO. Parece que ninguém quer ninguém "ASSOMBRANDO" aquela casa não! Pode dar dor de cabeça pra muita gente!!


ERREI

Ao publicar o nome de um personagem submarino (todos um dia emergem!) errei ao grafar o nome do mesmo. Digitei Luis ao invés de João. Mas o que importa se é Luis ou João. O sobrenome, enigmático, é Valério. Por falar em Valério, Marcos, o Valério famoso, ganhou as grades. Pelo que se fala nos blogs da capital, ele já teria mandado um recado para o Tarso Genro. O recado foi ouvido como um quase "Abra-te Cesámo" em relação à sua prisão. Alguém dúvida??


ALIVIANDO

Pode ser confirmar. A empresa de coleta de lixo pode ser outra em 2009. O nome fantasia pode mudar. Hoje quem opera em Lavras é a CSD. Um passarinho me falou que, para aliviar um pouco a pressão, uma outra empresa poderá vir a "fazer o serviço" em Lavras. Muda o nome da empresa mas o produto a ser "coletado" é o mesmo. O lixo.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

NESCEDOURO


Caros leitores. Dizer que não é legítimo a vitória tucana em Lavras seria o mesmo que dizer que 30% aproximadamente da população equivocou-se ao votar. Jussara sabe que sua votação foi aquém do esperava. Imaginava ela que teria aproximadamente 35 a 40 mil votos nesta eleição, que seriam uma boa base para saltar de cadeira, mirando com isso o congresso em Brasília. Apostava tudo nesta campanha para sair com força em 2010. Mas, intenções à parte, Jussara sabe que os fatos recentes e o desgaste de um segundo mandato, podem brecar sua estratégia de mudar de endereço. Aécio, propalado como seu amigo pessoal, vê suas chances de vitória indo pro ralo com o Lacerda ladeira abaixo em BH. Aécio poderá sair a senador e com isso vai precisar de todos os votos possíveis e será difícil ajudar um ou outro candidato para cadeiras no congresso ou na assembleia. Mas ainda é muito cedo. Jussara terá que torcer por Lacerda, torcer para que o blocão de Lavras não seja criado (e pelo jeito vai) e que estes "acontecimentos" não "evoluam" na justiça. Além disso,um nome que circula de forma quase secreta pela prefeitura, João Valério (corrigido), pode vir a aparecer a qualquer momento e fomentar uma discussão de bastidores que começa a esquentar. Búfalos e outros bichos à parte, se Jussara quiser construir um caminho melhor para 2010 terá que ser agora. Seu secretáriado deverá sofrer pequenas mudanças e algumas realocações para minimizar um desgaste de 4 anos. Jussara quer atacar a saúde, nervo trigémeo de sua administração, para tentar calar a oposição e com isso ganhar uma folga nestes dois primeiros anos. Problemas não terá com a câmara. A oposição ficará a cargo de Cherem & Cherem e não deverá causar grandes transtornos. Ilações à parte, suas pedras já estão sendo mexidas e, de levezinho, montará um quebra-cabeça visando seus projetos futuros. Nos bastidores já se especula quem será seu sucessor daqui há 4 anos. Não se sabe ainda. Porém, deixo um enigma para que vocês pensem e reflitam "Qual a melhor forma de não se criar um futuro inimigo na política ????? ....postem suas respostas! divulgarei a correta! Até mais....

terça-feira, 21 de outubro de 2008

PÁ & BOLA - DOIDO, EU ???



NÃO ENTENDI

Assistindo ontem a reprise da sessão da câmara, vi o discurso da vereadora Naná, onde a mesma dizia do seu pesar em não ter sido reeleita. Disse que devido a duas operações no pé não pôde se dedicar mais às visitas. Naná culpou também a desigualdade da disputa pro causa do poderio econômico que infelizmente lhe tirou muitos votos. Naná disse também que a eleição foi "desigual". Por pertencer ao grupo vitorioso, eu não entendi a frase.

SÓ FALTOU JOGAR NA PAREDE

Wladimir fez um discurso duro, emocionado e teatral. Disse durante sua fala que a câmara deveria ter uma certeza: "Aqui (na câmara) nunca teve funcionário fantasma, nunca!" afirmou com a voz embargada o vereador. Disse que não sabia o porque a promotoria fez isso com ele e chamou de "sacanagem" o desenrolar da história toda. Depois, Wladimir encenou um pensamento com uma nota de cem reais. Durante sua explanação sobre o sentimento de alguns partidários, Wladimir amassou a nota, embolou, cuspiu (de verdade!) colocou o pé em cima do púbito, pisou na nota, falou que fizeram necessidades nela e tudo...enfim fez o diabo com a azulzinha ! Na hora que iria dizer que rasgaram a dita cuja, em comparação ao que fizeram com ele durante a eleição, Wladimir deu um jeito e guardou a azulzinha toda embolada, pisada, cuspida...enfim, tudo que eu já disse antes! Um ditado é certo: "Quer saber se alguém é doido, é só dar uma nota de cem reais a mandar ele rasgar. Se rasgar é doido mesmo!" Wladimir pode estar chateado com os episódios e sua quase reeleição sim, mas doido ele não está não !


MAIS CÂMARA.

Em seu discurso, Chapisco e Duti deram boas vindas ao novos vereadores e falaram com a boca cheia que iriam partir para o 5º e 6º mandato, ou seja, 20 e 24 anos trabalhando de vereador. Duti, gente boa e "minerim", disse que deve muito a zona rural e a cidade também. Chapisco disse: "Fui votado em todas as urnas da cidade e com isso era um vereador do povo de Lavras." ...Tá!


ENGANO

A prefeita disse a "assessores próximos" que seria eu inimigo político dela. Ledo engano prefeita, não sou seu inimigo político e nunca fui. Infelizmente você não consegue enxergar isso. Tem muito índio fazendo fumaça ao seu lado. Pense nisso.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

OLHA O PAU DO CHICO AÍ !


A noticia pegou muita gente de surpresa. Além do lote que estaria sendo alvo de uma investigação da justiça eleitoral, publicado aqui em primeira mão, os outros dois, mostrados pela Tribuna de lavras, reforçam a investigação do MP em conjunto com a Justiça Eleitoral. A coisa pode, eu disse pode, caminhar para uma decisão igual à tomada na vizinha cidade de Baependi. O prefeito em exercício e candidato à reeleição, Cláudio Rollo (o sobrenome não deve ter ajudado muito ele não!) teve sua candidatura cassada por ter doado lotes em ano eleitoral e por promoção pessoal. O prefeito de Baependi fez a entrega das escrituras de lotes e casas ocupadas há muito tempo e só agora legalizadas. Mas o que isso tem a ver com Lavras? Os lotes doados, ao pé da lei, configuram o mesmo caso de Baependi. Mesmo sendo uma legalização de situações já definidas ou não, a lei proíbe toda e qualquer forma de cessão, doação, promessa... Enfim, nada neste sentido poderia ser feito, mesmo com autorização da câmara, segundo juristas, com os lotes ou outra qualquer oferta por parte da candidatura tucana, sendo passível de punições, entre elas, a cassação do registro. Uma informação que estaria passando despercebido pode complicar a situação da prefeita caso seja confirmada. Um funcionário da prefeitura, ligado diretamente ao evento, disse que uma reunião teria sido realizada no bairro Novo Horizonte, com a presença de candidatos e vereador e outras “autoridades” para a realização de entrega de escrituras e regularizações de situações pendentes naquele bairro. Isso, segundo o funcionário, teria acontecido dentro do período eleitoral e poderia, caso seja confirmado à informação, complicar ainda mais a situação vivida pela chapa tucana em Lavras. Segundo o funcionário, a cessão solene no bairro Novo Horizonte teria acontecido num domingo durante todo o dia. Como toda a informação deve ter o outro lado, desde já coloco o espaço para, caso queiram os assessores da prefeitura, postar alguma nota. Segundo informações, o TRE, em Belo Horizonte, teria acatado o pedido de cassação do registro do candidato Rollo (putz...que sobrenome!) de Baependi. Se levarmos em consideração a situação de jurisprudência para se julgar um caso, pelo menos uma já foi estabelecida, em bem próximo daqui. Isso ainda vai dar pano pra manga! Caso seja cassado o registro tucano em Lavras, assume o segundo colocado. Cherem, autor da denuncia, também tem um processo sendo analisado pela justiça eleitoral. Vamos esperar pra ver !



Mais detalhes:


http://eptv.globo.com/eleicoes2008/eleicoes2008_interna.asp?229270

http://www.claudiorollo19.can.br/nota.html



* Obrigado aos leitres de Cuba. EUA, Inglaterra pelo acesso e pelos emails....abraços!!


sexta-feira, 17 de outubro de 2008

PÁ & BOLA - SÓ O COMEÇO


PAU QUE DÁ EM CHICO, DÁ EM FRANCISCO

Apesar de ter informações sobre um processo aberto na justiça eleitoral contra a candidata do PSDB, precisei averiguar mais de perto para não cair vala comum do denuncismo. Isso mesmo. Um processo foi aberto na justiça eleitoral onde Jussara foi denunciada por doação de um lote em período eleitoral. Segundo as informações apuradas, o lote teria sido doado dentro do prazo que compreende entre 1 de julho a 5 de outubro, o que, segundo juristas, seria proibido por lei. Um advogado ligado a assessoria de Jussara disse que existe uma aprovação da câmara para que o mesmo fosse doado, não existindo assim a ilegalidade do ato. Caso a denuncia seja aceita, a prefeita e candidata eleita poderá não assumir em janeiro vindouro. Caso a assessoria queira se pronunciar sobre o caso, estamos à disposição, desde que o artigo seja assinado por quem de direito. Não invento fatos. Apenas noticio.


TINHA MAS NÃO VALIA

Um candidato a vereador, eleito em 5 de Outubro, poderá mesmo não assumir. Segundo a informações colhida, uma condenação na esfera criminal impediria o mesmo de assumir em 1º de janeiro de 2009. Em sua defesa fora anexado uma declaração de que o mesmo, à época da inscrição do candidato, estaria apto a disputa. Segundo informações, a declaração teria sido cassada pela justiça eleitoral. Como ainda falta uma posição formal do MP, vamos aguardar, como no caso do CAPITÃO ÀFRICA, um posicionamento do promotor responsável pelo caso para que o nome seja divulgado. Questão de ética. Espero que entendam.


EM CARNE E OSSO

Olney, muito competente e discreto por sinal, Secretário de Administração, convidou um "funcionário voluntário" com as inciais M.C.S para uma conversa. O motivo? o vazamento(diga-se de passagem, publicação minha minha) da informação da situação "delicada" do servidor. Segundo o buchicho de pé de orelha, o teor da conversa foi mais ou menos assim: "Vamos ter que resolver! Assim vai complicar a mulher"disse o Secretário. A mulher, dele, o servidor filantrópico, é quem, segundo informações preliminares, estaria recebendo pelo mesmo. Segundo informações, a lista contendo o nome dela e de "outras pessoas" já teria sido entregue ao MP. Eu não confirmo esta última informação. Como ainda falta uma posição formal do MP, vamos aguardar, como no caso do CAPITÃO ÀFRICA, um posicionamento do promotor responsável pelo caso para que o nome seja divulgado. Questão de ética. Espero que entendam (bis)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

PÁ 7 BOLA - A PRÓXIMA CARTADA


DÚVIDA CRUEL

Como vice prefeito, Ênio Mendes de Siqueira já era uma pedra na sola do sapato da prefeita. Depois de preterido para continuar como vice, Ênio fez beicinho mas continuou no barco. Agora, tendo um mandato como edil, existe por parte de alguns a grande dúvida. Será o Ênio de sempre ou será oposição ? Muitos ainda não sabem. Dizem nos bastidores da política que essa resposta é igual a nuvem. Também acredito.


TOMANDO FOLÊGO

Quem pensa que Cherem estaria fora da cena política , pode ir tirando o cavalo da chuva (com esse calor, até não seria ruim uma chuva não!). Nem bem acabou a campanha para prefeito, Cherem já se movimenta para, em suas palavras, "reorganizar um grupo político" visando 2010. E ela não está pensando pequeno não. Quer participar de campanhas para Estadual e Federal. Em uma dessas, vai ao encontro do interesse do Palácio, o da perimetral. Cherem quer inve$tir em um nome forte para uma dessas duas opções para ganhar impulso visando 2014. Cedo ainda?!? Não sei.


DANÇA DAS CADEIRAS

Entre as mudanças previstas para 2009, uma vai dar o que falar. A Secom, segundo um postulante, vai ganhar um novo nome. Álvaro Saad poderia migrar para outra secretaria, vagando a atual. Interessados existem e não são poucos. O grande motivo seria os quase R$ 6.000 reias que poderão ser pagos no próximo ano. Quando publiquei esta notícia aqui, fui chamado de "louco e agitador que deveria não publicar informações levianas, infundadas e falsas". O projeto de lei já foi aprovado pela câmara. Só falta ser sancionado. O Ano que vem mostrará quem é o leviano ou quem ganhará o possível salário.

ACABANDO

Termina no fim deste mês o prazo para que os parentes diretos, cruzados e de toda e qualquer forma que estiverem trabalhando na prefeitura e câmara sejam demitidos. Até agora só fiquei sabendo de um. Dizem que tem choradeira pelos corredores do poder. Existe a possibilidade de um concurso público ser realizado para "repor o quadro e manter a eficiência do serviço público". Sem comentários.


* O termômetro ainda não baixou! Tem gente torcendo para que suba ainda mais! O que está subindo muito é a minha caixa de email !!! Apelidada de "depósito da Al-quaeda"...rss.....abraços....

terça-feira, 14 de outubro de 2008

PÁ & BOLA - ACAMADO



BATATA QUENTE



Caso se confirme a sua nomeação, Gilza Carvalho deve assumir a pasta da secretaria de Saúde com uma investigação em curso sobre sua pasta. Um funcionário considerado "voluntário" estaria prestando serviço à SECSAU. Pelo que está sendo apurado, ele realmente presta o serviço e até bem feito. Ele não recebe salários. Ele nem poderia. Segundo informações preliminares, ele seria um aposentado pela Polícia Militar. Estranhamente, sua esposa, que ninguém conhece na Secretaria, segundo informações que estão sendo aprofundadas, estaria constando da lista de funcionários e estaria recebendo sálarios pela pasta em questão. Como a investigação ainda não foi concluída, seria bom a nova Secretária averiguar a questão para com isso não assumir este pepino que se arrasta já há algum tempo. Caso seja inverídica a investigação, postarei aqui também o seu resultado ! Como não blefo, as inicias do dito que está sob investigação são: N.C.S....... Depois dizem que eu faço marola!!



EXPANSÃO


A notícia ainda nao foi oficialmente divulgada mas é pra valer! A "TV CÂMARA" pretende ampliar sua programação. Novos funcionários já estariam sendo contratados para a criação de um novo telejornal. Na prefeitura, a "expansão estaria sendo vista com bons olhos. Um nome já estaria sendo cogitado para, como dizem "subir" e colocar ordem na casa, segundo palavras ouvidas nos corredores do Palácio. Quanto a legalização do canal, segundo uma pessoa ligada à câmara, os papeis já estariam sendo providenciados. A "TV CÂMARA" comemorou 4 anos no ar. Até hoje aguardo o representante que alardeava em alto e bom som que minha notícia era mentirosa. Nem ele nem ninguém da câmara desmentiu até hoje a informação dada aqui.



CABE MAIS


A informação dada aqui sobre um tucano que poderia perder a cabeça, ou melhor , a cadeira de vereador pode ganhar novos personagens. É que tem mais eleitos que poderiam também não entar na cadeira de vereador. Dr. Dimas está analisando.


* Meio enfermo e distante mas antenado!! abraços...



sábado, 11 de outubro de 2008

PÁ & BOLA - PINTINHO NA MÃO



EXCLUSIVO : SECSAU PODE TER NOVO NOME !

Não foi confirmado esta notícia mas, como dizem: "onde há fumaça há fogo". Com uma possível indisposição com o vereador atual e futuro ex, Dr. Edson, a prefeita terá que repensar o seu Secretário de Saúde. Sem um nome para assumir de imediato, terá que improvisar um mandato tampão até dezembro. Para não jogar nenhum aliado político no fogo por um período tão curto de tempo frente a uma secretaria tão melindrosa e pepinosa, a prefeita poderá lançar mão de uma técnica que deverá assumir semana que vem. Trata-se da Enfermeira e Coordenador do PSF, Gilza Carvalho, minha vizinha por sinal (ela guardava o carro dela na minha garagem e hoje não guarda mais! Será Porque?....rss) Iara Menicucci disse que não volta mais para o cargo. Oficialmente ela está de férias. O motivo, acredito eu, são as mágoas causadas pelas desavenças com o publicitário de Jussara, Zuza. Acredito que um "panos quentes" resolva mas, se conheço Iara, ela resolveu, tá resolvido! Boa sorte a Gilza. Aproveite o vôo. Se ele se confirmar, deverá ser curto.


GANHOU MAS PODE NÃO LEVAR

Esta notícia que darei agora, obtida de uma fonte com credibilidade, pode cair como uma bomba na cabeça de um tucano. Segundo informações, um candidato eleito pela sigla poderá não assumir. O motivo? Condenado pela justiça em ação civil, transitado em julgado e sem ter cumprido a pena. Como não entendo direito de direito (esse trocadilho ficou péssimo) isso impediria o mesmo de assumir o cargo em 1º de janeiro. Se confirmar a informação, poderá haver uma recontagem de votos e "subir" alguém do partido. Isso ainda vai dar pano pra manga! Pelo informante, a legislação veda apossa em casos assim. Ao que parece , o caso já estaria nas mão do Dr. Dimas para apreciação.


EU QUERO.

Corre nos bastidores da política de Lavras que a presidência da Câmara já estaria sendo alvo de disputa. Daniel (gente boa por sinal) já estaria, em conversas ao pé do ouvido, se colocando à disposição para ocupar a vaga. Tem chances. Experiente, Daniel sabe que com os novos vereadores, sua condição de ex vereador e campeão de votos em eleições passadas, não teria dificuldades para conseguir "convencer" os novos edis a votarem a favor dele. Com os novatos, a chance é grande. Mas no fundo no fundo todo mundo quer também.


50.000 ACESSOS

Obrigado a todos que fizeram deste espaço democrático, calado à força às vezes, ter chegado aos 50.000 acessos. Não foram fáceis! Para quem imagina que os "novos leitores diários" estão caindo, eu vos digo: Claro que deverão cair, alias e eleição passou e com isso o calor dela. Mas garanto uma coisa: Os que já tenho já são bons demais! Inclusive você meu caro! Um aviso: Pelo que estou vendo, em breve o contador aí ao lado vai virar ventilador de tanto girar!!!! O porque? Continuem lendo este espaço! Para comemorar, um site com notícias das cidades da região já foi criado e em breve será lançado aqui ! Abraços a todos.....

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PÁ & BOLA - SÓ MAIS UM !


CAMINHANDO.

A renovação do contrato da empresa prestadora de serviço para com o município para a coleta de lixo deverá ser renovado, ou melhor licitado. Segundo informações preliminares, na nova licitação, o indíce de reajusta deverá ficar entre 15 e 20 %. Segundo um leitor atento deste blog, o valor a ser pago este mês deverá ser de 360 mil reais. Tem uma explicação: Com a campanha eleitoral, a sujeira(?) nas ruas aumentou devido aos "santinhos" espalhados por todo canto. Com isso a medição aumentou e a conta do lixo também. Da próxima vez, façam o favor de pegar e levar pra casa e coloque junto com o seu lixo doméstico. Ao contrário disso a conta virá certamente pra você. Colabore coma a limpeza pública!


VISITAS

A prefeita já recebeu a visita de um edil eleito. Vindo da base teoricamente oposicionista, o futuro legislador teria feito uma visita de cortesia e aproximação. Além da visita, um pequeno aceno foi feito. É quem tem um pessoal ligado ao vereador com o tempo disponível para exercer alguma atividade jutno ao paço e o futuro edil já estaria preocupado com a mão de obra disponível e qualificada para tal. Isso não ficou explicito mas, como dizem, já foi jogado a isca. Dizem que o anzol , iscado com mandato, fora jogado no lado de baixo da barragem. Será que lá tem peixe ??!!!???


ENCONTRO OCASIONAL

Ontem presenciei um encontro inesperado e esclarecedor. Entre o desconforto, logo quebrado e a disposição das partes, Lavras poderá ganhar com a formação de um novo grupo político. Se o juízo prevalecer, o bom senso e a união de bolsos, atrelado a popularidade, ninguém segura o blocão que poderá surgir.


FORA DO TOM

Música que embalou boa parte da carreata da prefeita na tarde desta quarta-feira: "Daqui não saio, daqui ninguém me tira!!!" . Quem ouviu, de dentro da própria base, disse: "Não precisava disso". Um monte de gente que participava da conversa fez um movimento de cabeça em concordância com o orador.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

PANORAMA ELEITORAL


IJACI

A eleição em Ijaci foi uma das supresas da região. Com uma prefeitura considerada pelos vizinhos como "milionária", a prefeita Fia viu sua campanha à reeleição sair pelos dedos por míseros 49 votos. Mas ela foi avisada. Uma pesquisa foi feita pela empresa TP&M na qual aparecia um empate técnico entre Dr. Zé Maria e Fia, 31 a 31. O candidato a vice e assessores foram informados. Não gostaram nada nada dos números e disseram: "Essa pesquisa tá furada! uma outra (prefiro não dizer o nome) nos coloca muuuito a frente ! Isso aqui tá furado !! desfez a trupe dos dados entregues em mãos. Avisados foram. Só não acreditaram. De dez pesquisas realizadas pela empresa TP&M, os números foram idênticos aos das urnas em dez resultados finais. Não é mesmo Claúdio Promoções ?!!


BOM SUCESSO

A eleição em Bom Sucesso foi uma eleição praticamente de favas contadas. O popularíssimo e gente finíssima Aloísio Roquim, apesar de disputar com uma candidata do PT que levou várias prefeituras Brasil afora a reboque de Lula, conseguiu se eleger com uma margem larga de votos. Este blog fora processado pelo PT de Bom Sucesso por ter postado aqui, através de leitores, um comentário onde se dizia que o Aloísio estaria muito bem lá. Pelo jeito estava mesmo. Um grande abraço ao prefeito, amigo e gente da melhor qualidade Aloísio Roquim. Obrigado pelo convite! Já está aceito !!


ITUMIRIM

A grande surpresa da região. Com uma eleição praticamente garantida, Dr. Gilson, atual vice, apoiado pelo atual prefeito Geraldo Magno, perdeu a eleição para Romildo, funcionário de carreira da contabilidade da prefeitura de Itumirim. O candidato lançou sua candidatura faltando um dia para o prazo regimental e andando a pé (ele não tem carro) corroeu a vantagem de 90 % de Dr. Gilson em Itumirim. Sob nosso trabalho de marketing (gratuito diga-se de passagem) Romildo venceu a eleição com 13 % a frente. Foram quase 600 votos a mais. O candidato disse que gastou r$3.000,00 reais na campanha, conseguidos através de doações. Segundo ele, sua poupança no banco foi embora. Lá tinha R$ 600,00 reais. Essa foi bonita!!


LUMINÁRIAS

Outra cidade que surpreendeu. Arthur Moura Maia, que concorreu com o atual prefeito Londinho e Barcelo, apoiado por Aécio, segundo pesquisas do candidato do PSDB, saiu do terceiro lugar e ganhou com uma expressiva margem de votos. foram quase 500 votos, levando em consideração a cidade ter três candidatos. Na última pesquisa, divulgada através de panfletos pela cidade , Arthur teria 19 % de intenção de votos. Na pesquisa que fizemos para o candidato, há 30 dias atrás, além do marketing da campanha (feito de forma gratuita) ele estaria com 16 % à frente dos demais. No resultado final, a diferença foi de 13 %. Dentro da margem. Arthur é um dos prefeitos mais jovens da região, 30 anos.

PERDÕES.

A cidade se viu em uma situação apertada. Nino era considerado a bola da vez. Eis que entra Fernando na disputa. Dizem que a candidatura de Fernando foi incentivada pelo próprio prefeito para conter o crescimento de Nino. Se for verdade, quase que deu errado!! O candidato cresceu tanto que empatou tecnicamente com o atual prefeito, Teco. A diferença, no apurar das urnas, foi de 200 votos. Apeertadooo!

RIBEIRÃO VERMELHO.

Já era esperado. A prefeita foi reeleita. Não tinha na cidade outro candidato para concorrer. A surpresa ficou por conta da câmara. Vereadores praticamente "intiráveis" de lá, perderam. Cresceu a base de oposição dentro da casa legislativa. Saíram 4 apoaidores ferrenhos da prefeita. Entraram Curimba e Matheus, ambos de oposição e barulhentos. O último, é filho do ex prefeito Célio de Carvalho e já prometeu: "Vou remexer tudo ! O bicho vai pegar". Nuvens densas pelos lados de Ribeirão Vermelho.


ITUTINGA

O ex-chefe e um dos melhores e porque não dizer o melhor que já tive, pela postural profissional diante dos interesses da TV, Fabiano Ribeiro do Valle, se reelegeu com o pé nas costas. 61 % dos votos. Fabiano não teve dificuldades. Com um governo de resultados, conseguiu colocar Itutinga com cara nova e ganhou a população do lugar. Polido e profissional, colocou as contas em dia e fez obras. Deu no que deu. Parabéns Reitor!



INGAÍ

Em Ingaí, Giuliano venceu a eleição contra Wagner, candidato da prefeita Terezinha. A vontagem foi grande para o vencedor. Comemorando também e com razão está o vereador João Luis, o mais votado da cidade. João além de ser um cara excepcional começa a despontar na política de Ingaí. O nome promete para o futuro. Ele deverá ser o presdiente da câmara da cidade. Felicidades ao Giuliano e ao João Luis, que merece cada voto que tem !! abraços

terça-feira, 7 de outubro de 2008

PÁ & BOLA - ÊÊÊÊBAAAAAA!!!!


ARMAÇÃO

Em sua entrevista na TVU, Jussara, ao final da dita, quase em tom de desabafo, disse que os ataques sofridos durante a campanha foram muitos e que nem bem assumiu em 2004 e já sofria com a oposição. Ela espera que isso não ocorra em 2009 (?) Sem fazer uma clara alusão ao dvd e ao vídeo no youtube, Jussara disse: "Era tudo uma mentira; uma armação e a população viu isso e votou em mim". O material foi periciado pela Policia Civil e anexado ao processo como sendo prova. Jussara foi excluída do processo pelo MP.


PROFÉTICO

Pensei que haveria sessão da câmara nesta segunda-feira. Acho que a ressaca de quem ganhou e a de quem perdeu não daria um clima favorável para tal. Entre vinhetas loooongas e pequenas aparições do Aureliano, uma me chamou a atenção. Cassimiro, em sua entrevista como futuro vice prefeito, em tom quase já oficial, profetizou: "O povo tem o governo que mereçe". Estranhei mas foram palavras do Cassimiro.


NEM TANTO ASSIM

A eleição de Anderson Garçon deixou a oposição um pouco mais esperançosa. A liderança da ala esquerda acredita que ele fará parte da oposição ferrenha ao Palácio em 2009. Sei não. Apesar de uma situação vivida pelo vereador quando o mesmo perdeu o cargo e foi perdir uma "ajudazinha" para um cacique da política e ouviu um sonoro "vai te catar", Anderson disse à pessoas próximas: "Queremos que a cidade vai melhorar e se precisar estaremos do lado das coisa certas e boa" Disse o futuro edil.


MUDANÇA JÁ

Como havia antecipado mais de 2 meses, a Secretária de Saúde vai ter mesmo um novo Secretário. Dr. Edson, vereador não reeleito, deverá assumir a pasta. A SecSau deverá ser comandada a duas mãos. O tempo dirá. Oficialmente Iara Menicucci sairá de férias e não voltará. Um dos secretários será um cargo político, o outro será técnico.




ONDE HÁ FUMAÇA....

Não obtive uma informação mais precisa mas estou aprofundando na investigação. A promotoria deverá receber ou já estaria analisando uma documentação de uma empresa. Nela, na investigação, aparece um sobrenome que no passado se tornou muito conhecido de todos. Os motivos da dita "analise" prefiro ainda omitir por não ter dados ainda robustos para embasar algo mais, digamos , enfático. Ahh já ia me esquecendo! O sobrenome é Valério.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

MAIS QUATRO....


6 de Outubro. A cidade acorda sobe os efeitos enxaguantes da chuva fina. Nas urnas uma enxurrada de votos reelegeu a prefeita ao Palácio Perimetral. Com uma base de apoio dentro da prefeitura, Jussara conseguiu manter seus índices, apesar dos ataques sofridos no final da campanha. Analistas disseram que a campanha “alto nível”, até bem perto da reta final, foi boa para a ocupante do Palácio. Com acusações consideradas fortes, Jussara poderia ter sofrido um pouco mais, porém, as candidaturas de oposição seguraram os ataques por um bom tempo, analisando com isso o terreno e esperando um primeiro ataque para medir as conseqüências e resultados advindos da ofensiva. Cherem usou e abusou da condição financeira. Não que isso não seja válido, pois a luta era contra uma candidata com a máquina. Jussara não subiu nem cresceu desde o inicio de sua campanha. Manteve sua aprovação e sua rejeição literalmente migrou para Possato e Cherem. Com uma campanha milionária (era de se esperar) Cherem cresceu muito e Possato viu uma migração de rejeição infectar sua campanha e por uma candidatura ética, porém sem dinheiro e de certa forma tardia ao nascer, o que dificultou muito principalmente na reta final. Cherem veio por fora, como um azarão. Descobriu, via João Batista, que o viés da oposição ferrenha havia ficado vago e se aproveitou. No debate se posicionou quase de forma irônica, e bateu na candidata tucana enquanto Possato preferia manter a linha, preferindo a chance de manter uma boa imagem perante o eleitorado. Veio o DVD e Cherem foi apontado como o franco atirador do material, o que não ficou claramente comprovado. Nos bastidores esperava-se um abatimento nos índices tucanos e havia a dúvida se eles iriam para Cherem e Possato. O segundo contou com o apoio de Carlos Alberto. Pensaria que os votos de deputado poderiam vir, mas sabia do risco de angariar junto à rejeição também. Acredita-se que a segunda opção pesou mais no fritar dos ovos. A candidata tucana usou da indecisão oposicionista e seguiu por um período de consolidação de votos sem ser incomodada. Dehon Moraes, o Dehon Trator, também apoiador de Possato, pedia a todo o momento uma “campanha limpa”, sem ofensas e agressões por parte de Possato que aceitou a sugestão. Cherem potencializou seu dinheiro e o risco. Deve ter pensado ele "Já que corro paralelo aos dois que seja feito da melhor forma". Atacou , gastou, influenciou com pesquisas que foram contestadas pela adversária do Palácio, mas seguiu sua campanha bem ilustrada e rica ao ritmo do samba do crioulo doido. No debate, apesar de ser questionado por Possato, Cherem preferiu não se arriscar em responder por que seu contrato do lixo fora cancelado. Dizem que Cherem poderia naquele momento desmontar a prefeita, mas correria o risco de cair junto. Preferiu o “não sei onde estou!”. Possato somente atacou quando foi atacado, talvez tarde demais. Acreditava que a população mais esclarecida poderia migrar diante de situações embaraçosas que apareceram para os outros dois adversários e com isso se beneficiar com os votos dos eleitores “politizados”. Eles não acreditaram nas acusações que foram poucas exploradas e na dúvida permaneceram onde estavam. O resultado de tudo isso foi à reeleição da prefeita, que acreditava no começo da campanha, que teria quase 70 por cento dos votos válidos. A cidade vê com isso surgir 3 lideranças políticas na cidade, Possato, Cherem e Dehon, sem contar o suplente de deputado Carlos Alberto, já inserido na vida política local. Nos bastidores acredita-se que Possato tenha gasto, extra-oficialmente, 10% do que fora gasto nas outras duas campanhas contrárias deste ano. Comparações à parte, serão 4 anos de uma adminisitração, que poderá ser feita 2 anos pela atual prefeita e depois, sob o risco de uma eleição a deputada, continuar ou deixar a prefeitura para Cassimiro. O tempo e as urnas dirão.




* Das três campanhas que participei, me sinto envaidecido pelas vitórias em Itumirim e Luminárias, respectivamente, Romildo e Arthur. Ao amigo Possato, desejo toda sorte do mundo e mantenha a cabeça erguida! Motivos você tem de sobra e você sabe disso !!!!!!!! abraços a todos!!!

sábado, 4 de outubro de 2008

UMA PEÇA SEM GRAÇA


Chega enfim o grande dia. Pesquisas, paixões, interesses, partidárismos..enfim tudo aquilo que se refere a este período tão acalourado, canaliza suas atenções para as urnas. Dali poderão sair derrotados e vencedores, enganados e enganadores, novos ricos e os mesmos e atuais pobres, vítimas da falsidade labial e vitoriosos da técnica aplicada ao eleitor. De nada vai adiantar, na segunda-feira, alguns se vangloriarem pela vitória de a ou b, como se fosse num clássico de Cruzeiro e Atlético. O que está por de trás, em alguns casos, pode ir muito além do que os 3 pontos perdidos ou ganhados no final do clássico. Além do dinheiro que se esvai (em algumas campanhas!!) por entre os dedos e muitas vezes custeadas por cofres ocultos, o cidadão eleitor de todo país não consegue enxergar o que existe por de trás de um pleito municipal, disputado com facas nos dentes, onde estão em jogo, além é claro de poder e um cargo por 4 anos, muito mais que isso. Na prefeitura ou na câmara municipal, não só de Lavras mas de todo país, o salário é o que menos importa pode ter certeza! Chega a ser uma gratificação ao final do mês de tão insignificante perto do que realmente alguns administradores mal intencionados conseguem obter. O seu voto eleitor é tão somente um conta gostas para a sangria, como diz um amigo meu, do dinheiro da municipalidade, onde o cidadão, como eu e você, é feito de marionete, para que políticos possam atingir aos seus objetivos, em muitas das vezes escusos e muito pouco preocupados com a causa pública. Uma coisa vos digo: "Ninguém pagaria por uma BMW para, amanhã, receber um fusquinha na garagem"Se é que me entenderam. Por isso, diante deste quadro Brasil que em minha visão coloquei aqui, assumo que, mesclado a notícias de cotidiano também, será este espaço o portal do cidadão, o olho da sociedade, um lugar do bom e do ruim, que mostrará o bem feito e o mal feito também, sob a mesma ótica, da mesma visão, com a mesma imparcialidade, profissionalismo e com o mesmo vigor que tenho feito. Resultados de Licitações de grande interesse, quem vai ganhar de forma antecipada, contratos, negociatas, obras para o povo, bem feitorias, recursos para o município, bastidores do poder, quem é quem na política, o certo e o errado...seja quem for que irá asumir a prefeitura em 1º de janeiro: Daqui sairá os elogios e todas as denúncias sobre a administração pública de nossa cidade. Não pertenço a partidos, não sou filiado a nenhum, não ganho nada por isso mas quero contribuir como cidadão para minha cidade e com o mais importante, com a participação de quem anteriormente não tinha voz e vez e não tinha um espaço para apontar erros e mostrar para toda a nossa sociedade, ou seja, voce leitor. Fica aqui meu compromisso e um alerta a quem assumirá a cadeira da câmara de vereadores e o Palácio Perimetral. Eu e os leitores deste blog continuaremos de olho! Que venha o resultado das urnas e com ele um administrador ou administradora ética(o) responsável e acima de tudo honesto e comprometido. O brasileiro tem fama de bobo, de palhaço, mas já estamos começando a retirar a maquiagem diante desta "peça" sem graça, chamada enganação! Vamos às urnas!



*Amanhã, domingo, as postagnes serão liberadas as 5 horas 1 minuto. Abraços!