sexta-feira, 29 de maio de 2009

ESTADUAL & FEDERAL


Neste artigo, não poderia eu deixar de dizer que a corrida eleitoral em Lavras já começou e, acredito eu, de forma precoce. Lavras poderá viver um cenário político adverso, perdendo e ganhando personagens conhecidos e outros nem tanto e poderá obter a grande chance de eleger um deputado, seja ele federal ou estadual. As forças políticas poderão ser novamente medidas entre situação e oposição e poderá ter como personagens principais os futuros embatentes de 2012, caso as expectativas se confirmem. O Palácio Perimentral passará por uma aprova de fogo. Jussara deverá apoiar candidatos de fora ou, possivelmente, dar apoio mesmo que velado a candidatos locais que poderá usar como uma barreira para estancar o avanço da base oposicionista. O resultado de 2010 e forte indicador para 2012. Para tanto, a movimentação já começou e de forma discreta, já movimenta os bastidores da política local. Conforme prometido, segue a lista de candidatos e prováveis candidatos para 2010.

CASSIMIRO

Em uma reunião há poucos dias, Cassimiro, o atual vice prefeito, teria acertado com Jussara para ser o candidato a prefeito em 2012, com o apoio do Palácio. Para comemorar, Cassimiro teria reunido familiares para um almoço, que foi realizado em um sitio, para festejar a, segundo pessoas próximas, definição do apoio de Jussara. O próprio Cassimiro teria cozinhado o prato principal do almoço para comemorar. Dú Marani, do PMDB, também estaria esperando o apoio de Jussara. Chapisco poderá ser o nome a vice da chapa do atual vice. Cassimiro poderia sair a deputado estadual para lançar seu nome ao eleitorado e tentar sair impulsionado para 2012, caso não seja eleito. Sua candidatura para 2010 carece de ser acertada ainda. Para 2012 é tida como certeira.

CARLOS ALBERTO PEREIRA.

Mesmo desmotivado pelo cenário atual, onde contava com sua ida para Brasília, CAP se vê entre a cruz e a espada. Estaria motivado a sair mas estaria esbarrando na lei eleitoral. Um processo junto ao STJ já teria sido julgado e poderá barrar a sua candidatura. Seus advogados estudam um mandato de segurança junto ao Supremo. Segundo juristas, a chance de sucesso é minima. CAP será a grande dúvida para 2010. Mesmo assim está em constantes visitas e encontros na região.

POSSATO.

O ex vereador não será candidato. Deverá apoiar uma candidatura local e uma de fora.
Possato já teria acertado com um deputado o seu apoio e preprara sua volta ao cenário político em 2012.


JUSSARA , PAULO MENICUCCI E CÉLIO DE OLIVEIRA.

Jussara já teria decidido: Não será candidata a mais nada. Teria sido até mesmo uma decisão-acordo dela e o marido, Célio de Oliveira. Dizem que existe um pacto entre os dois para, após 2012 , deixarem de vez a política. Só o tempo dirá. O irmão da prefeita deverá sair a candidato a deputado estadual ou federal, dependendo da posição do partido. Paulo Menicucci já teria em sua base mais de 20 cidades e teoricamente poderia contar com o apoio da irmã. Nos bastidores, cogita-se que ela apoiará um dos Andradas. Num passado próximo houve a mesma promessa porém, não foi cumprida. Bonifácio Andrada chegou a crer que teria o apoio da prefeita de Lavras. Paulo Menicucci, que segundo informações, teria um certo “distanciamento” da irmã-prefeita, poderá não contar com o apoio da base governista local.


DEHON TRATORES.

Dehon Tratores será candidato a deputado federal pelo PDT. Dehon já teria anunciado a pessoas próximas que será mesmo candidato. Nos bastidores cogita-se que Dehon tomou a decisão motivado pelo ex prefeito de Itumirm , Geraldo Magno, que a reboque de Dehon, seria um propenso candidato a deputado estadual. Dizem que sua candidatura poderia ser deixada de lado se houvesse uma “proposta” no campo político. Nos bastidores, existem “informações bem embasadas” de que Dehon poderia estar contando com o apoio informal do Palácio. Jussara estaria incentivando Dehon a sair candidato para com isso impedir o crescimento de uma campanha local e com isso diminuir as chances de um adversário conseguir se eleger. O apoio não está confirmado mas há quem diga que é quase certo, mesmo por debaixo do panos.


CHEREM

A candidatura de Cherem é dada como quase certa. Só não se sabe qual dos dois será o candidato. Luis Fábio Cherem teria dito que vai aguardar uma definição do quadro político local e disse que não pretende neste momento definir nada. Marcos Cherem, por sua atuação na câmara, estaria sendo “pressionado” em suas bases para poder se candidatar. Mesmo assim, sem descartar uma possibilidade, Marcos Cherem estaria “cauteloso” e disse que, como o irmão, vai também esperar meados do ano que vem para se posicionar. Mas não descartou a possibilidade de, quem sabe, até mesmo uma dobradinha com o irmão. Está ainda no campo da suposição. Os irmãos poderão apoiar um candidato do PT, caso resolvam não sair candidatos.

Vai começar a corrida! Fôlego, disposição e muita pista pela frente!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

TODOS AGORA ! DE NOVO!!!


PIRLIM PIM PIM !!

A reunião da câmara na segunda feira foi como previsto por mim. Dados oficias divulgados, mostrando que a arrecadação aumentou em aproximadamente 10 por cento, enquanto todos acreditavam que ela iria cair. Hoje a prefeitura, segundo a prefeita, conta com aproximadamente 8 milhões de reais em caixa. Ao anunciar o aumento do salário do servidores, o índice de 12,05% foi anunciado como satisfatório pelo sindicato devido ao momento de crise mundial e queda na arrecadação do município. Alguém mentiu nesta historia. Só nos primeiros 4 meses, o superávit foi de quase 4 milhões de reais. Palavras do Palácio.


HÃN ????? O QUE ?????

Na segunda, o ser questionada pelo vereador Marcos Cherem sobre a participação ou não do CAIC em uma prova do ENEM, a prefeita disse que a escola não participa do processo. O vereador Marcos Cherem, na sessão da câmara de ontem, terça-feira, divulgou o site do Ministério da Educação e a inscrição da escola do CAIC no ENEM. No site a nota da escola, que segundo o MEC participou sim da avaliação, É de 42,92. A média do estado é acima de 50,92 pontos. Ao ser questionada se saberia desta avaliação e da participação de alunos de lá, a secretaria Anália soltou para espanto de todos: “Não tô sabendo não!!” Jussara fez cara de paisagem mas entre amigos teria confidenciado que "estranhou a fala" da secretaria.


PROTOCOLO FURADO

Ainda na sessão de segunda feira, Marcos Cherem quebrou o protocolo firmado, segundo o presidente da casa, onde era previsto apenas duas perguntas e disparou várias. Entre elas sobre o preço do oxigênio que segundo ele custa para a prefeitura 3 vezes e meia a mais. Cherem também questionou o aluguel do P.A. Segundo ele um documento, assinado pelo senhor Wilson e com encaminhamento da prefeita, dava conta que não existia o pagamento de aluguel. Na sessão, ela a prefeita, confirmou que realmente é pago sim e jogou a culpa para o senhor Wilson, que segundo pessoas próximas, é um funcionário muito atencioso. Na sessão desta terca feira o contrato apareceu. Nele, o prazo para ser extinto era 31 de dezembro de 2007. Ou seja, quase 1 ano e meio atrás. Sem comentários. Fica por conta de vocês.



TIC TAC TIC TAC

Na próxima publicação, darei os nomes dos prováveis candidatos a deputado por Lavras e região. Alguns já estariam definidos. Para a câmara federal, dois nomes já estariam confirmados. Para prefeito, um nome já estaria definido também para ser trabalhado. Roam as unhas até lá.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

CHAMA O ÊNIO PRA MIM?!


“MAIS MELHOR”

Um empresa de consultoria, Macroplan, de Brasília, foi contratada para fazer palestras e treinamento de profissionais de vários setores da prefeitura, entre eles saúde, educação e transporte. Mas, entre os profissionais, não foi bem aceita. Um médico chegou a levantar-se durante a explanação do palestrante e questionou o conteúdo dado e ate mesmo afirmou: "O que vocês estão fazendo aqui, qualquer um de nóis poderia fazer ou propor, se é que já não o foi” bradou o homem de branco. Imediatamente saiu da sala e foi embora. Outros profissionais saíram dos cursos dizendo a mesma coisa. A empresa cuidará da reestruturação do trãnsito de Lavras. O valor do contrato ainda ainda não foi descoberto. Ao que parece, se confirmando a informação, a competência do Dr. Matusalém, Iara Menicucci e Anália foram colocados de lado pelo Palácio. Lavras é somente a segunda cidade em que a empresa trabalha em Minas Gerais. O contrato da empresa vai até 2012. Pode ???


BALANCETE

Ao que tudo indica, a prestação de contas que será apresentada hoje pela prefeita, será concorrida. Durante a semana, utilizando recursos de Power Point (?) a assessoria do Palácio treinou o pronunciamento da prefeita, que devera ser preenchido em grande parte por recursos audiovisuais para, digamos, “aumentar o conteúdo” da apresentação. O marketeiro Zuza, ficou a cargo do enredo da apresentação. A temática principal será a saúde e os gastos da administração. A idéia é mostrar a “transparência” nos gastos da prefeitura. Chapisco, presidente da câmara, já avisou aos vereadores: “Só duas perguntas, tá gente?!!” Quando Jussara , antes da eleição, foi a câmara fazer a mesma coisa, o discurso foi livre e sem limites de tempo.


CURTINHA

Se for verdadeiro o documento que recebi, é bom o Palácio encomendar um caminhão de “neosaldina” (remédio para dor de cabeça) ao seu fornecedor mais próximo. Caso ele, o ducmento, se confirme ( eu disse caso se confirme!!) o Palácio vai passar um perrengue grande. Vamos esperar!!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

QUERO MEU EMPREGO !!!




RODOU A BAIANA


A manha desta sexta feira foi movimentada na zona norte da cidade. A secretaria de Bem Estar Social, Belkis de Souza, literalmente rodou a baiana por aquelas bandas. Segundo uma pessoa que trabalha naquela região, Belkiss chamou a dona nômade, Monique, aquela que muda toda hora para a prefeitura, e apertou a coitada para que ela dissesse quem foi que pagou para ela fazer aquilo. Belkiss teria ficado muito brava até mesmo com funcionários que teriam autorizado o caminhão a entrar no local para pegar os pertences da dona e disse que iria descobrir quem deixou. Teve até policia no rende vouz. Ela queria fazer um boletim de ocorrência para apurar quem teria financiado a dona da mudança. Foi em vão.Belkiss teria dito que poria fogo nas coisas dela se ela, a dona, resolvesse mudar de novo para a prefeitura. Os policiais, ao verem o tamanho da bagunça, disseram que aquilo não era competência deles e foram embora. A dona continua por lá, por enquanto.


RODOU A BAIANA II

O presidente da câmara, Evandro Castanheira Lacerda, o Chapisco, está passando um perrengue. Uma senhora, ainda em 2007, teria sido contratada para serviço de limpeza na câmara porém teria ouvido que não poderia ser contratada pela folha e sim por prestação de serviço. Agora, uma outra senhora acaba de ser contratada pela câmara porém como funcionaria da casa. A outra teria ficado uma fera. Nos corredores da câmara estaria ela rodando a baiana e falando coisas. Segundo uma pessoa, ela teria dito que,caso sua situação não fosse resolvida também, iria jogar “aquilo” no ventilador. Dizem que a situação dela será resolvida na próxima semana. Não duvido. Até lá, abaixa aí genteee!!!


NOVO

A insatisfação de boa parte dos servidores públicos com o LavrasPrev está motivando funcionários a se rebelarem contra o instituto. Juarez Alves, funcionário concursado e um dos insatisfeitos, está levantando dados e mantendo conversas com funcionários para exigir que o órgão seja transferido para o Banco do Brasil e com isso ser gerido pela instituição. Tem ganhado adeptos pela idéia. Juarez vem buscando apoio para criar um sindicato independente, com maior poder de negociação em prol dos servidores. Segundo ele, sabe dos riscos de sua ação mas já teria avisado: “Se houver alguma medida contra mim, vou encarar como assedio moral e aí, discuto em outro lugar” .Eu hein ?!


CRISE? QUE CRISE!!

O passivo hoje do LavrasPrev beira 10 milhões. O estranho é que empresas , com dividas bem menores, acionam a justiça para receber ou ate mesmo mesmo garantir bens para que no futuro o passivo seja pago. Ao que parece, a saúde financeira do LAavrasPrev é tão boa que nem sequer entraram com alguma ação de cobrança contra a prefeitura. Isso que é empresa solida e com caixa forte.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

EXCLUSIVO: MULHER SE MUDA DE NOVO PARA PREFEITURA.


Sentada em seus pertences e rodeada de assessores da prefeitura, Monique diz que vai morar na porta da prefeitura caso a prefeita não cumpra promessa de campanha.



Ao voltar de Itumirim, após uma sessão de fotos naquela cidade, ao passar pela perimetral, caminho de minha casa, me deparei com uma cena no mínimo curiosa. E não é que ela voltou ?!!!. A mesma mulher, que há alguns dias havia se mudado para a porta da prefeitura, voltou. Na tarde desta terça- feira, por volta de 3 horas, Monique, que diz ser irmã por parte de pai da vereadora Helena Nogueira, colocou todos os seus pertences em um caminhão e se mudou para a porta do Palácio de novo. Na mudança tinha de quase de tudo: boneca, colchão, cama, filtro dagua, caixas de papelão, cadeiras, enfim..tudo que ela tinha!. Segundo ela, em conversa com funcionários da prefeitura, a prefeita, da outra vez, a colocou numa pensão por dois dias e simplesmente a esqueceu por lá. Ela disse que teria recebido uma promessa da prefeita ainda durante a campanha de que iria ganhar casa e trabalho para sustentar os seus dois filhos. Monique disse que tomou novamente esta medida drástica porque já esta cansada de ser jogada de um lado e para outro, sem nenhuma solução do seu problema. Ela espera que, caso não seja atendida pela prefeita, possa morar ali e receber algum tipo de ajuda de quem freqüenta a prefeitura. Ela disse que pessoas ligadas à assistência social teriam até mesmo internado ela no CAPS (programa de auxilio à pessoas com deficiência mental) e ter sido até mesmo sedada pelos profissionais de lá. Monique disse ainda que jamais recebeu qualquer ajuda de sua meia irmã. Ela afirmou que espera que a prefeita cumpra sua promessa e lhe dê a casa prometida e o emprego para poder sustentar seus dois filhos que naquela hora estavam na escola. Vários assessores tentaram durante a tarde convencer a “nova moradora” a sair daquele local. Espero que tenha dado certo.

terça-feira, 19 de maio de 2009

UUUUAAAAALLAAAA!!!


CALO NA VOZ


Em sua visita na semana passada, o Governador Aécio Neves veio a Lavras e recebeu o titulo e coisa e tal. Aécio fez um discurso formal sem entrar em meandros políticos que o cercam. A assessoria da prefeitura, em peso, foi fazer quorum para receber o hoje possível candidato a vice de Serra. Por um lado, lamentavelmente, ele não explicou porque as cidades da região receberam melhorias e reasfaltamento de vias e nada foi feito pela estrada do Madeira, BR 265, Avenida do Contorno e até mesmo, como em anos anteriores, ter anunciado a construção do presido lavrense. Entrou mudo, saiu calado. Quando foi questionado pela competente jornalista Grazielle Moreira sobre a BR 265, a prefeita interveio e disse: “Isso tem que ser perguntando para o Bilac Pinto e não pra ele”. Assessoria de imprensa concorrida!!!


GRANDE MESTRE!!!!

Na câmara municipal, entre os próprios vereadores, uma corrente já se consolidou: “O homem é muito bom”. Os vereadores da base aliada já estão convencidos que teem uma parada dura pela frente e já descobriram que a coqueluche do momento em termos políticos é o vereador Marcos Cherem. Toda a atenção está em cima dele por causa de sua forma de equilibrada de ataque e recuo que esta tomando, preferindo sempre a mediação ao conflito propriamente dito. A prefeita, que não queria nem mesmo mandar ofícios respondendo, já pediu água e mandou oficio pedindo para o vereador prorrogação de prazo para responder. Ele aceitou.


FIM DA LINHA

Advinda do Palácio, a informação é que ontem ele estremeceu mais uma vez. Jussara estaria possessa por causa das constantes declarações do líder dela na câmara, Ênnio Mendes de Siqueira, onde critica de forma contundente alguns setores da administração. Mas a prefeita já decidiu (até a publicação deste artigo) que isto não vai ficar mais assim: “Vou colocar as cartas na mesa!! Chega!! Acabou! Ou ele para de fazer criticas ou eu demito as 6 (números em tese ditos por ela) funcionárias dele que estão aqui!! Acabou a minha paciência !” sentenciou a prefeita. Uma reunião com o vereador será marcada para amanhã!!!!! Segura as calças Ennio !!!



NA MOSCA

Em relação ao que eu publiquei sobre a “omissão” da assessoria jurídica e sua possível falha ao dizer que a lei havia sido extinta por uma ADin, nada foi questionado ou desmentido até agora. Na reunião da câmara , onde o assunto deveria se abordado, nenhuma palavra foi dita sobre o que foi publicado. Apos a publicação, recebi vários trotes e ameaças e ate mesmo sobre cheques. Estou aguardando a devida publicação dos mesmos. Mas nao acredito que sejam dos assessores jurudicos não. Acho que veem de outro lugar conhecido.

sábado, 16 de maio de 2009

MIIAAUUUUU !!!



QUEM PODE

Segundo o assessor jurídico da câmara de Lavras, Dr. Antonio Hamilton, durante uma explanação ao vivo pela “TV Câmara”, onde tentava explicar porqur o pedido de CPI não poderia ser aceito pela casa, ele, em 2000, teria pedido uma Ação de Inconstitucionalidade(Adin) sobre o Art. 85 e ela teria sido revogada ainda naquele ano. Salvo melhor juízo, uma ADIN somente pode ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal e não caberia a um vereador ou câmara entrar com o processo.
Segundo a constituição somente o presidente da República; o Procurador Geral da República; os Governadores dos Estados e o Governador do Distrito Federal; as mesas (órgãos administrativos) da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, da Câmara Legislativa do Distrito Federal; a Mesa de Assembléia Legislativa; Partidos Políticos com representação no Congresso Nacional; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Entidades de Classe de Âmbito Nacional e Confederações Sindicais podem apresentar uma ADin. Esse negócio de chamar os poderes daqui de Palácio pode estar alterando o “estado” mental de alguns, causando algumas miragens políticos

TITIT

Não há na da de oficial mas em conversas com alguns professores da UFLA, cresce uma expectativa de retorno do professor Fabiano Ribeiro do Valle para a direção. Segundo um deles, cogita-se o apoio para uma futura volta a cadeira de Reitor em 2012. O candidato natural de Nazareno estaria sofrendo uma certa rejeição-ciume dentro do território federal local.


PLANO ABCDEFGHIJ.........

Em se confirmando algumas informações “quentes” que recebo, Jussara poderá criar ao longo deste seu terceiro mandato um balaio de gatos daqueles. Como candidatos a um lugar ao sol, Cassimiro, Dú Marani e Chapisco aguardam um sinal ou até mesmo gesto de gratidão (?). Por fora, um membro do judiciário poderia já ter ouvido o “canto”. Agora, dentro da própria UFLA , um novo tititi começa a percorrer o campus. Existem sinais de que “um namoro” de pretensões entre Jussara e Nazareno esteja em curso. Jussara sabe que precisa de um sucessor mas não estaria botando muita fé em seus braços direitos e esquerdos contra a possível candidatura de Fábio Cherem. Num passado próximo, Fabiano Ribeiro do Valle teria ouvido o mesmo “canto”, mas na hora H, deu água na expectativa. A parte que daria o apoio, furou.


VICE SERVE

Aécio Neves teria em um acordo aceitado ser vice de José Serra para preseidência. A chapa puro sangue ainda sera desmentida mas já teria sido fechada nso bastidores. Aécio , dependendo da situação das pesquisaspoderá pular fora do barco tucano e sair como candidato a senador. Caminho livre para o PMDB fechar com o PT para governador em MG. O Palácio lavrense poderá torcer o nariz para a chapa montada.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

E AGORA???


Antes de qualquer coisa, gostaria de deixar claro que nada tenho contra o assessor jurídica da câmara, Antonio Hamilton, muito pelo contrário.
A confusão armada pelo pronunciamento do assessor jurídico da câmara me fez pesquisar alguns dados, quase históricos, para entender o que, a meu ver, tenha levado o vereador Marcos Cherem a erro na última sessão, e o que é pior, por uma possível omissão da assessoria jurídica da câmara. Vamos aos fatos.

Quando o ex prefeito João Batista, em exercício do seu último mandato, sofreu um pedido de CPI, o hoje assessor jurídico da câmara era na ocasião vereador licenciado. Com a situação complicada na câmara, Antonio Hamilton, a pedido do então prefeito, voltou ao plenário da casa para assumir a defesa política de João Batista.

À época, assumiu a assessoria jurídica da prefeitura o hoje assessor de Jussara, Silvio César. Para desmanchar o embasamento do pedido de CPI, a defesa de João Batista , naquela época regida por Silvio César e Antonio Hamilton, entrou com uma ação no Tribunal de Justiça alegando que o artigo 85 da LO, ao qual se apoiara os vereadores que teriam sugerido a ação para abrir uma CPI, foi contestado sim, mas não por ser o artigo inconstitucional e sim por haver outra lei federal, ou seja, o Decreto Lei 201, superior a lei municipal, a qual a comissão processante deveria ter se baseado ao mover a ação. A defesa do então prefeito quis mostrar ao Tribunal que a lei municipal teria perdido o sentido jurídico para embasar o processo de CPI contra João Batista. Ou seja, o artigo 85, constante da LO lavrense ainda está em vigor sim mas a ação requerida por Marcos Cherem, no caso de se pedir um processo contra o uma prefeita, deveria ter sido evitado por estar ele com redação antiga e em seu pedido deveria ser mencionado o decreto lei 201 e não o artigo 85, que mesmo constando da LO, deveria , salvo melhor juízo, ainda em 2000 ter recebido nova redação por parte da câmara. O artigo continua sendo constitucional, porém precisa receber nova redação, ganhando com isso a menção ao Decreto Lei 201. Acredito, após uma pequena pesquisa na internet, receber a seguinte redação: Art. 85 - São infrações políticos administrativas do prefeito as constantes do art. 4° do Decreto Lei 201. Acho que assim ficaria bom!


O assessor jurídico, salvo melhor juízo, errou ao informar ao vereador que o artigo é inconstitucional e deveria, naquele ato, como funcionário da câmara, ter informado ao vereador Marcos Cherem o caminho correto para abrir o processo contra a prefeita, ou seja, deveria ter, o assessor jurídico da câmara de Lavras, orientado o seu “patrão” o caminho legal para o processo. Como prova de que o artigo 85 não é inconstitucional e somente ganham outros números, as cidades de Araxá - artigo 72, Betim- art. 102, Belo Horizonte- art. 110, Uberaba- art. 90, Formiga- art. 65, Governador Valadares- art. 54 e até mesmo Varginha- art.68, constam de sua LO o artigo da discórdia hoje em Lavras. Outra cidade, bem próxima, que recebe também a assessoria do próprio assessor jurídico da câmara de Lavras é Ribeirão Vermelho. Lá, o artigo mencionado pelo advogado Antonio Hamilton como sendo inconstitucional, também consta da LO, recém reformulada pelos vereadores locais e com a assistência do nobre advogado, obedecendo ao mesmo número, ou seja, art. 85. Só em Lavras que, em tese apresentada pelo assessor jurídico local, não vale.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

MUITO OBRIGADO

ESPELHO, ESPELHO MEU.... !!!



A sessão da câmara, na reunião passada, não foi hilária. Pelo contrário. Além das metralhadas de Anderson Garçom e Ênnio (este de forma mais comedida) rumo ao Palácio, a sessão teve um viés triste para a nossa democracia, com direito a distribuição subjetiva de nariz de palhaço para cada cidadão desta cidade que tenha o mínimo de bom senso e discernimento.

Ao final, após não ter recebido respostas do Palácio, Marcos Cherem, conforme prevê(ia) o Lei Orgânica do município, estranhamente o vereador descobriu que a lei orgânica do município, que foi entregue aos vereadores pela prefeita aos edis desta legislatura, estaria desatualizada há, no mínimo, 9 anos. Isso mesmo, 9 anos. O advogado da câmara há mais de 5 anos e ex vereador, Antonio Hamilton, disse que a lei invocada por Cherem para pedir uma CPI contra a prefeita simplesmente, de uma hora pra outra, não existia mais.

Segundo o assessor jurídico, ele mesmo, em 2000, teria pedido uma ação de inconstitucionalidade da lei e ela teria sido revogada ainda naquele ano. Estranhamente o assessor, apesar do vereador Marcos Cherem propor naquele momemto a CPI, já tinha em mãos o relatório sobre a lei revogada mas ainda constante no LOM atual. Marcos Cherem chegou a ironizar se realmente a LOM teria alguma validade. Anderson Garçom atacou: “Então quer dizer que eu estou legislando em cima de uma lei orgânica que pode não valer nada?!?, perguntou o vereador. Chapisco, presidente da casa, num misto de cores em arco íris no rosto, não conseguiu responder.

Cherem voltou a questionar o presidente da câmara com as seguinte pergunta: “O senhor saberia me dizer quais leis da LOM estariam em vigor e quais não estariam ??? Chapisco, já quase sem lugar na mesa, de novo não conseguiu responder. Ele disse que a LOM estaria sendo revista por uma comissão e tratou de acabar com o assunto.

Se fizermos uma análise um pouco mais acalourada, poderíamos concluir que alguns projetos do passado poderiam ter sidos aprovados, com aparo legal, em cima de leis que possam não estar valendo, trazendo com isso uma discussão política quase sem fim. Traduzindo: A prefeita não precisa responder nenhum ofício se assim o quiser. A lei que dava poderes aos vereadores de criar uma CPI contra o executivo por atraso ou omissão das respostas, simplesmente não vale mais nada.

A lei que tira este poder somente foi encontrada agora, 9 anos depois, mesmo sendo o autor da lei advogado da câmara há 5 anos, sem nunca o ter mencionado a omissão da dita lei por ele proposta. Segundo uma pessoa ligada diretamente aos vereadores, nos bastidores existe uma especulação de que a indicação dos atuais assessores da câmara teria sido feita pelo Palácio.


A verdade.

A lei, apresentada pelo assessor jurídico Antônio Hamilton na última sessão da câmara, poderá não existir e podería ter sido uma jogada para desmotivar o vereador Marcos Cherem a não pedir uma CPI. O artigo 85 da lei organica jamais teria sido anulado ou revogadO pela cÂmara de Lavras, já que que foi baseada na lei federal, Decreto Lei 201 de 27 de fevereiro de 1967, nao sendo possivel uma lei municipal anular uma lei federal. Acredito que a informação será de extrema valia para a oposição e, se confirmada, uma vergonha para a presidência de câmara. Espaço aberto para as partes se pronunciarem.



Se estivéssemos em um país sério, esta questão, se ocnfirmada, não ficaria impune. E ainda dizem que eu é que faço perseguição ! ......Um antiácido por favor!!!!!




ps* Peço ao leitor de número 100.000 que se identifique, mesmo com pseudonimo e coloque uma postagem por favor!!

domingo, 10 de maio de 2009

EIS A QUESTÃO




MAIS UM ! MAIS UM ! MAIS UM !!

Confesso que não dá pra entender. O Palácio tem 15 assessores, isso mesmo, 15 assessores de comunicação em sua secretaria. Agora, possivelmente indicado por um deputado que representa a tradicional família Andrada, da minha saudosa Barbacena, acabou de aportar em Lavras mais um jornalista, devidamente “chancelado” pelo deputado e com aval da prefeita, para assumir uma vaga dentro do Procon de Lavras. O nome do Jornalista é Luis Umbelino. Ele já teria editado um jornal chamado Jornal do Consumidor possivelmente utilizando as dependências do órgão mantido pelo cofres do município. Sem comentários.


ETERNO CULPADO

Uma ação foi movida contra a prefeitura, em 2007, onde questiona o porquê da não transferência para o LavrasPrev- Instituto de previdência dos servidores municipais, naquele ano, de 2 milhões de reais. Segundo defesa da prefeita, em 2007 o Palácio estaria ainda “pagando contas” da antiga administração (CAP) e por isso não teria repassado o dinheiro dos servidores ao instituto. Curioso, reli alguns jornais editados em 2005 e vi um que pode complicar a defesa de Jussara. Nela, em matéria de capa, está estampado que Jussara, em 6 meses, havia pago todas as dívidas deixadas pelo então prefeito Carlos Alberto. O processo está nas mãos da promotoria e o dito jornal, acredito eu, deverá ser usado agora para questionar a defesa do Palácio. O não repasse da contribuição dos servidores ao órgão é considerado, em tese, apropriação indébita, ou aeja, pode ser motivo para uma denuncia contra a prefeita pelo MP. Outro item: Mesmo com débito, o instituto teria fornecido uma certidão de “nada consta” para que a prefeitura não tivesse verbas retidas pelo Estado e União. Isso também poderá ainda ser investigado.


PULANDO A CERCA

Ao que parece, Ennio, aos poucos, começa a se posicionar em torno do assunto presídio. Em sua coluna no jornal LavrasNews, Ennio fez um comentário veementemente contra a construção do presídio. Outro que dá sinais de estar ficando para trás da manada governista é Helio Haddad. Com votações e pronunciamentos, ao seu modo, contudentes, vem se posicionando ao lado de Marcos Cherem e Anderson Garçom. Os dois devem ser chamados para uma conversa em breve. Um passarinho me contou que outros já estariam, em segredo, mantendo um “contato maior” fora do balaio, se é que me entendem. Analistas políticos estão fazendo a seguinte leitura do quadro político de Lavras: “Fadiga prematura”.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

EXCLUSIVO: LAVRAS TERÁ PRESÍDIO PARA 300 PRESOS


Governo do Estado firma parceria com judiciário e prefeitura para construção de presídio. Terreno será doado pela prefeitura e obra ficará próxima da entrada da cidade.


Na última quarta feira estive reunido com a Dra. Zilda Youssef Murad. Durante 1 hora e meia de conversa onde falamos da notícia que publiquei, com exclusividade, sobre construção do presídio em Lavras, a juíza, emocionada em alguns momentos, demonstrou sensibilidade, preocupação e uma visão social incomum a muitos magistrados em atividade. Dra. Zilda disse que hoje são oferecidas 60 vagas pela cadeia de Lavras, mas afirmou que existem 150 presos no local. A juíza confirmou que em algumas celas, com capacidade para 4 presos, 12 estariam no local e fazendo inclusive revezamento para dormir. Ela não se conteve. Chegou as lagrimas e disse que, como ser humano, às vezes não consegue dormir em pensar nas condições sub-humanas que muitos se encontram cumprindo pena em Lavras. A juíza disse que, caso se confirme a doação do terreno pela prefeitura, a construção do novo presídio irá oferecer, segunda ela, de forma digna, 300 vagas em seu novo prédio. Ela disse que há 15 dias atrás, em uma reunião com autoridades da cidade, entre elas o presidente da Câmara, Chapisco e representando a prefeita, o vice prefeito Cassimiro, foram discutidos temas relacionados a segurança pública e, mesmo fora da pauta, o assunto presídio foi colocado para os participantes. Ela teria aproveitado para expor a necessidade de ter um presídio na cidade, devido as péssimas condições da cadeia local. Ao comunicar a ela que em minha publicação eu já teria até mesmo informado o nome da empresa que estaria contratada para construir o presídio lavrense – M. Borges Engenharia Ltda, a mesma se mostrou surpresa e disse que não sabia desta informação, a não ser a repercussão da notícia veiculada pelo Blog. Zilda, respeitosamente, se assim a posso chamar, disse que sabe da controvérsia sobre o assunto mas afirmou que a nossa sociedade precisa pensar além pois, segunda ela, precisamos pensar na formação do ser humano e diminuir o potencial de transformar homens em monstros, como tem ocorrido dentro das cadeias superlotadas Brasil afora. A obra é, como no caso das casas da Cohab e do Urpa, em parceria com o governo do Estado. Dra. Zilda já teria recebido do vice prefeito, Cassimiro, um convite para ir até o local que a prefeita Jussara pretende doar para a construção do presídio. Segundo Dra. Zilda, a prefeita Jussara teria se comprometido a doar um terreno de 50 mil metros quadrados, de propriedade da prefeitura, entre o trevo de Ribeirão Vermelho e Lavras, para a construção do presídio lavrense. Segundo a empresa responsável, a obra deverá começar nos próximos meses.

terça-feira, 5 de maio de 2009

ISSO NÃO É UM BURACO !!!


DÚVIDA CRUEL.

O Palácio teria fico “abalado” após a última postagem onde publiquei, de forma quase textuall o conteúdo de uma conversa que era para ser sigilosa entre ela e um conhecido empresário do setor de tratores e não o foi. Jussara teria dito a um interlocutor muito próximo sobre sua dúvida de quem poderia estar passando as tais informações. Ela tinha alguns nomes em mente e já estaria dando como certo um deles. Mas recuou. Após a publicação, o olhar teria sido focado numa pessoa bem próxima. A cancela, ao que parece, não está surgindo efeito. Para completar a informação dada, foram três pessoas na sala, a terceira é menor, por isso não mencionei o nome aqui. Esta é só para registro.


TÁ FALTANDO AR!

Confesso que não dá pra entender. O Palácio tem 15 assessores, isso mesmo, 15 assessores de comunicação em sua secretaria. Mesmo com as publicações sobre vários temas que causaram um tititi danado, nenhuma nota de algum assessor chegou até mim ou ao jornal Tribuna de Lavras desmentindo o que eu havia publicado. Dizem que lá dentro a ordem e ignorar para “evitar a fadiga”. Como diz o ditado: “Quem cala consente*”, ao que tudo indica, minhas afirmações se confirmam a cada dia, infelizmente. Deixo uma pergunta no ar: Pra que então tantos assessores de comunicação ???!!! Quanto eles custariam aos cofres???!!!


OPERAÇÃO ESVAZIAMENTO

A reunião da câmara tem recebido algumas pessoas, geralmente ligadas ao Palácio, para falarem de assuntos diversos. Com isso, como bem lembrou um leitor, o espaço para a terceira parte (onde o bicho pega) tem ficado cada dia mais reduzido. Na sessão desta segunda, o secretário de obras, Helio César, foi sabatinado pelo edis no espaço que seria o da terceira parte. Quando teve que responder quantos buracos haviam e quantos buracos poderiam ser tapados na cidade com 1.000 toneladas, disparou: “Não sei”. Helio César, competente engenheiro civil, disse que não sabe ao certo quantos buracos existem na cidade e disse que a operação tapa buracos não conseguirá tapar a todos. Como diria o personagem do seriado Chapolin colorado, este sim, o tapa buracos da programação do SBT: “E agora ?!! Quem poderá nos defender ???!!!!”. Se for contar os buracos da cidade, realmente, Hélio César teria razão. Ele ainda está estudando o seu retorno a Ijaci. O “buraco” lá é mais embaixo e não dá tanta dor de cabeça.



EU NÃO !!!!!!

Júlio de Melo disparou uma que deixou todos atônitos: “Eu não tenho que seguir lei aprovada na gestão passada!”. Pergunto então: “Se o vereador que faz as leis prega a desobediência, então quem terá que segui-las?????. Juro que até agora não entendi.

* corrigido

domingo, 3 de maio de 2009

MANGALÔ, "TREIS VEIS" !!!!!



VOODOO


Na quarta feira, dentro do Palácio, uma reunião de negócios entre um empresário do setor de máquinas pesadas e membros da prefeitura aconteceu. Após o dito encontro, outro aconteceu à portas fechadas. Lá dentro do salão principal, outra entre Jussara e o dito empresário foi feita. Em segredo, os dois falaram sobre rodeio, política e outras coisinhas mais!!! Segundo o informante, Jussara teria dito que poderia vir a inviabilizar algum evento que tenha a possível participação de Cherem como patrocinador e aproveitou para “aproximar” do empresário em questão, deixando claro que a empresa poderia vir a executar algum serviço, caso houvesse interesse dele. Teriam aproveitado para “emanar pensamentos diversos” a respeito do também empresário Fábio Cherem. Uma frase teria sido ouvida dentro da sala onde estariam somente os dois: “O que é dele (Cherem) tá guardado! Deixa comigo!”. Profética a reunião! A cancela, colocada lá para evitar que as informações vazem, não está funcionando!


DEDO DURO


Segundo o estimado leitor “O Coringa”, uma reunião entre autoridades do município foi realizada no dia 24 de abril, pela manha, para ser discutido a construção do presídio. Nela, possivelmente, estariam membros do judiciário, Câmara de vereadores e prefeitura. Mesmo após a reunião, a obra, já acertada pelo governador do Estado a ser executada em Lavras, não ganhou nenhum destaque, como no caso da URPA e das casas da Cohab, pela, digamos, “imprensa alinhada” ao Palácio. Depois não me venham com churumelas morais para cima de mim, por favor!!


DEDO DURO II


Há um mês , foi afixado no Palácio um aviso de convocação de associados para a eleição do Conselho Fiscal do LavrasPrev, que seria realizado na ultima quinta feira, as 18 horas na sede da Selt. Estranhamente, por volta de duas horas a Selt foi fechada para ser dedetizada. Até as atividades da Selt foram transferidas para o LTC.

Avisado, fui para a casa do meu irmão (funcionário da PML que queria participar da reunião), em frente a Selt e por lá fiquei ate as 8 horas da noite. Nenhuma alma viva entrou ou saiu daquela sede, ou seja, ali , conforme convocação, nenhuma eleição foi feita. Só falta aparecer agora uma lista de membros aprovados em Conselho. Sou testemunha que ali não apareceu ninguém para votar ou ser votado. Com a palavra, o presidente do Sindicato. O espaço está aberto, como sempre!! Para concluir: A dedetização na Selt foi feita. Baratas e ratos foram expulsos, mas vizinhos garantem: Sobraram alguns!


Obrigado a todos ! Chegando aos 100.000 acessos, quem diria!!!!!



sexta-feira, 1 de maio de 2009

CONSTRUÇÃO SIMPLES


O OUTRO LADO


Com a elegância e simplicidade de sempre, Dra. Zilda, em contato por telefone, na última quarta feira foi, como sempre, muito cordial e se mostrou extremamente preocupada com o lado social da obra do presídio. Dra. Zilda disse que tomou conhecimento, pelo blog, sobre a construção do presídio e a repercussão da informação. Dra. zilda disse que será sim uma conquista para a cidade, pois irá gerar empregos e poderá abrigar, em melhores condições, os apenados que hoje estão sob o olhar da justiça. Dra. Zilda acredita que os ganhos serão imediatos e acredita na conscientização do cidadão em prol desta questão social. Hoje são aproximadamente 150 apenados na cadeia local. Ela deveria abrigar 60 presos em seu numero máximo. Na sociedade, apesar de todos os leitores deste espaço respeitarem muito a colocação e o ponto de vista da excelentíssima juiza, o tema ganha calourosas discussões e pontos de vista antagônicos. Mesmo assim, opinem!!


CONTRA ATAQUE

Segundo uma pessoa de dentro do Palácio, “pessoas” de lá e da empresa coletora de lixo, CSD, estariam motivados em abrir um processo contra mim por, teoricamente, divulgar informações que, Segundo eles, não seriam verdadeiras e de interesse íntimo do “grupo”em meu blog. Aviso aos navegantes incomodados: Estou, digamos, ansioso pelo embate. Será uma oportunidade impar de ter acessos a alguns documentos guardados nos porões inacessíveis do Palácio Perimetral.


PEDRA SOBRE PEDRA

A obra da câmara poderá começar em breve. A construção, que teria sido orçada em 1 milhão de reais, é a menina dos olhos de alguns vereadores. Segundo uma pessoa muito próxima da casa legislativa, um empreiteiro já teria até mesmo recebido um aviso, bem pessoal, de um vereador sobre o possível edital a ser lançado em breve. 1 milhão não é nada ruim não é mesmo ?!!


CAROS LEITORES

Beirando os 100.000 acessos, estamos "agariando" fundos para a confecção de camisetas comemorativas ao expressivo número de acessos. serão distribuidas 100 camisetas para os leitores. Doações podem ser feitas pelo comentário do blog. É só deixar o telefone para contato. . O patrocinio poderá vir na camiseta ou não, caso queira o patrocinador. Obrigado a todos!!!!!