sábado, 29 de agosto de 2009

POR TRÁS DOS "ATOS SECRETOS"


“ATOS SECRETOS”

Ontem, sexta feira, através de cópias, tive acesso aos tais “atos secretos”. Alguns me chamaram a atenção. Entre os tais atos estão medidas que vão gerar discussão. Os tais “ATOS SECRETOS” , que demoraram um certo tempo para aparecer, contem indícios de um “upgrade” para que alguns dados que não seriam de interesse viessem a baila. Chapisco continua defendendo a tese de que eles podem ser decretados sem anuência dos demais edis. Dr. Marcos defende a tese de que não teriam validade apesar da publicação no saguão da câmara. A câmara tem hoje um gasto mensal para atualização de seus dados na internet . Uma sugestão: TODOS os dados poderiam ser publicados na pagina da câmara, sem com isso onerar os cofres e acima de tudo dar transparência.

“ATO SECRETO” II

Entre os atos secretos, um, em especial, me chamou a atenção. No decreto 02/2009, o presidente Evandro Castanheira Lacerda, nomeou três funcionários que teriam a árdua tarefa de fiscalizar os gastos da câmara para que nenhum abuso seja cometido. Porém, estes mesmos servidores ganharam , através do mesmo decreto, um aumento de salário por participarem da dita comissão de 30 %. Pergunto: Com este mimo, os ditos funcionários, por mais bem intencionados que sejam, não teriam dificuldades, moralmente, de fiscalizar os vereadores que confiaram a eles tão estimado aumento ? Deixo no ar a pergunta. Quem tiver a resposta, fique à vontade......


“ATO SECRETO” III

No “ato secreto” nº 10/2009, a redação da resolução 155/2008, também assinada por Chapisco, foi alterada. Um dos que mais me chamou a atenção foi o que dá a autorização ao vereador de incluir, como exemplo, plano familiar de conta de celular a ser paga com dinheiro público. No decreto, salvo engano, fica autorizado até três familiares a “compartilharem” das benesses do “TALK FREE”, ou seja; fale à vontade e não pague.

“ATO SECRETO” IV

Além do que fora dito acima, os vereadores foram comtemplados com 300 litros de combustível para que exerçam a vereança. Isso mesmo. 1 tanque e meio de gasolina por semana, 6 tanques por mês, pagos pelo erário. Tudo isso pago com o dinheiro que é repassado à câmara e repassado aos vereadores com a rubrica “verba de gabinete”. Fazendo um cálculo de 10 km/litro, são 3.000 kilometros por mês, pagos com dinheiro público, para que os vereadores utilizem o seu automóvel e visitem suas bases eleitorais e exerçam o seu mandato.

Espaço aberto para contestações.
Tenham todos um bom final de semana!! ................. Alguém tem um Sonrisal aí ??!!!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

EXCLUSIVO: CÂMARA DE LAVRAS PODE TER "ATOS SECRETOS"


Sarney ?!!,falta um para completar!. Em Lavras,provalmente,são onze!



NARIZ DE CERA

Lavras, que cresce aos olhos vistos graças à comerciantes, Ufla e a economia que apesar das crise alavanca o país que parece estar acordando frente ao crescimento mundial, parece importar exemplos a não serem seguidos. Em Brasília, um dos debates e um dos momentos mais tristes da história recente do país, coloca frente a frente sociedade e um ex presidente que diz nada ter com ‘Atos Secretos’ que eram assinados pela presidência do Senado e simplesmente engavetados para evitar a publicidade ruím para alguns políticos refugiados na cidade-prisão-de luxo, Brasília. Difícil de acreditar mas um exemplo, muito parecido com o que se pode ver em Brasilia, mais precisamente no Senado, estaria acontecendo na cidade, que me perdoem o Ipês, "manchada" de amarelo.

O FATO

Segundo informações, o presidente da câmara, Evandro Castanheira , o Chapisco, teria assinado 11 decretos como presidente da câmara de Lavras , que em tese deveriam passar pela aprovação do demais vereadores em plenário, para com isso ganhar legitimidade e ter a transparência exigida pela lei de responsabilidade fiscal e o regimento interno. Um parece dos assessores jurídicos da câmara, Antonio Hamilton e João Batista - os mesmos que disseram que uma lei municipal não poderia impedir a apresentação de animais em circo e acaba de ser adotada pela “insignificante” cidade de Belo Horizonte- dá garantias de que alguns decretos não precisariam ser levados a votação e/ou aprovação dos demais edis. Ou seja: tal qual os atos secretos do Senado, onde contratações e aumento de salários, entre outros, teriam sido legitimados na “canetada”, em Lavras o mesmo poderá estar ocorrendo.

O CONTEÚDO

Segundo pude apurar, os possíveis 11 “atos secretos” da câmara de Lavras, abrigam nomeações e contratações de servidores , proventos e outras medidas que estranhamente não vieram a público como determina a lei. Caso seja verdade, o presidente Chapisco, ao qual nada tenho contra, poderá ser um dos presidentes da câmara a entrar para história de Lavras tendo sobre sim a dúvida de ser um dos assinantes de possíveis “atos secretos” de terras do funil. A vergonha do Senado poderá cobrir de vergonha , tal qual no Senado, a casa legislativa de Lavras. Chapisco, conhecedor do direito como bacharel e religioso que é, poderá, a mando da transparência, expor os tais 11 “atos secretos”assinados por ele desde janeiro de 2009 para com isso evitar assumir, até mesmo de forma pejorativa por parte do eleitorado lavrense, o sobrenome do ex presidente Sarney como sendo seu aqui, nas terras amareladas pela beleza dos Ipês. Seus próximos passos dirão.

A RESPONSABILIDADE

Caso a assessoria da câmara ou até mesmo o presidente Evandro Castanheira Lacerda queira se pronunciar e/ou divulgar os tais atos, o espaço está aberto, como em todas as minhas publicações, para que o contraditório seja feito e com isso se exerça a liberdade de expressão e a democracia.




* Em jornalismo, NARIZ DE CERA quer dizer uma introdução longa para que se aborde o assunto principal.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CARONA PROVIDÊNCIAL



COFRINHO

Uma denúncia que deveria ser apurada. Segundo um leitor, o CAIC, no Jardim Glória, estaria sendo utilizado nos finais de semana para que jovens utilizem a quadra daquela escola para jogar futebol. Até AÍ, nada demais. O que vem chamando a atenção de alguns é que um funcionário, segunda a denuncia, estaria cobrando 20 reais a hora para que o bem público fosse utilizado. Como o local é público, não se sabe ainda o porque da cobrança. Em muitas escolas Brasil afora, a prática esportiva nas escolas no fim de semana é até mesmo estimulada pelas prefeituras para com isso integrar ainda mais os alunos. A denúncia deve ser investigada. Quem fez a denúncia a este blog é um dos “jogadores” que teria pago. Caso se confirme a denúncia, o funcionário e a direção da escola poderão ser responsabilizados por alugar bem público. Vamos aguardar a apuração.

CABE EU AÍ GENTE ?!!!

Não há nada de oficial, mas rumores são rumores. Carlos Alberto Pereira, que estaria na eminência de se tornar inelegível, acredita que poderá ainda ser candidato novamente a deputado federal e busca um outro partido para conseguir se candidatar. Carlos Alberto teria enviado um recado para os lideres políticos para que o consenso fosse feito em torno do tema eleição 2010. Segundo a fonte, CAP acredita que “é a hora de darmos as mãos”. Difícil. Jussara e qualquer um dos Cherens, Possato e outros, caso tenham, não vão abrir mãos de seus projetos para apoiar CAP. Segundo informações não confirmadas, CAP estaria mirando o PMDB, do ex aliado e ex vice prefeito Dú Marani. Jussara sentiu na pele o que o partido fez no passado. Como em política o cenário é igual a nuvem, nada estaria descartado.

DEIXA QUIETO AQUI MESMO ?!!!

Com a volta de um processo para ser reavaliado pelo excelentíssimo Juiz Eleitoral, Gilberto Benedito, o clima de tensão já teria se instalado no Palácio. Jussara teria até mesmo “consultado” seus apoiadores de curral Del Rey para tentar “evitar” a volta do processo para ser reavaliado pela Justiça local. A prefeita estaria com receios de que pudesse ter uma sentença “adversa aos seus interesses” e com isso ter que deixar, de imediato, a cadeira do salão principal do Palácio. Segundo um passarinho muito próximo de um outro Palácio, uma pessoa teria dito a seguinte frase: “O que é dela tá guardado”. Jussara há pouco atrás teria dito a mesma frase quando teria se refrido ao empresário Fábio Cherem. Analisando a frase dita, sinceramente não entendi o sentido da frase enigmática. O tempo dirá.


Obrigado a todos pelos 125 mil acessos!!

sábado, 22 de agosto de 2009

IGUAL ??? EU NÃO !!!!


Baependi deve ter nova eleição para prefeito
TRE terá 40 dias para convocar eleitores

22/08/2009 -


Baependi deve ter novas eleições para prefeito em 2009, devido à decisão do Tribunal de Justiça que manteve a cassação do mandato de Cláudio Rollo, eleito no ano passado. O Tribunal Regional Eleitoral tem agora pela Lei Eleitoral, 40 dias para convocar os eleitores.

“O segundo colocado nas eleições não pode assumir o cargo porque Rollo teve mais de 50% dos votos”, explica o juiz Fábio Garcia Macedo Filho.

A acusação é de que na campanha pela reeleição, Cláudio Rollo teria feito a doação de lotes para a população. O ex-prefeito entrou com recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Não fiz doação nenhuma eu estava apenas regularizando a situação”, diz Rollo. Pela decisão do TJ, Rollo fica inelegível por três anos.

EPTV


PS* Em Lavras, em período eleitoral, foram doados e/ou regularizados quase 500 lotes. Sem comentários para não ser "over".

Bom fim de semana.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O QUE É SER JUSTO ?



DE MANSINHO

O secretario de governo de Jussara, Dú Marani, coordenador regional do PMDB já está se mobilizando para a eleicao do partido e definir diretrizes para a eleicao de 2010. Dú Marani tem ido pessolamente atras de liderancas de cidades vizinhas para convidar os afilaidos do partido para o encontro regional que aocntece em Lavras na semana que vem. Dú Marani, quietinho, vem buscando se fortalecer dentro do partido para “buscar” seu espaço e contar com a ajuda do Palácio para uma provavel candidatura à prefeito. Dentro do Palácio, uma corrente com interesses no mesmo sentido busca ofuscar a pretensão do Peemedebista.

MEIA DUZIA VALE MAIS QUE SEIS !

A informação, confirmada na manhã de hoje, através de dois telefonemas junto a uma fonte do Palácio, deixa uma grande dúvida no ar. Segundo a fonte, a tradiconal apresentação do Instituto Gammon, feita no mês de agosto, teria sido adiada, entre alguns motivos, a pedido do Palácio, por oficío nº 0706/2009 que teria sido enviado à direção do Gammon, para que com isso evitasse a aglomeração de pessoas por causa da gripe suina que já está espalhada por toda a cidade. Estranhamente, no dia 8 de agosto, onde até mesmo o governo de Minas prorrogou a volta às aulas para evitar a aglomerção de alunos e diminuir o risco de contaminação, um show da dupla Victor e Léo, que necessitava de alvará da prefeitura e reuniu, num espaço delimitado, aproximadamente 5 mil pessoas, não houve a preocupação com a dita gripe e nem mesmo um pedido de adiamento do evento. Neste caso, em se confirmando a informação, parece ter havido dois pesos, duas medidas. Espaço aberto para a assessoria de comunicação se pronunciar, de graça, aliás !!

MSB – MOVIMENTO DOS SEM BOX.

Os comerciantes que hoje estão explorando os boxes do antigo mercado municipal estão revoltados. O motivo seria a exigencia por parte da prefeita para que deixem o local. Segundo um grupo que me procurou, a prefeitura, sob o argumento de que o Ministério Público estaria exigindo a saida deles, pediu que cada um entegue espontaneamente as chaves, com a promessa de que sera feita uma licitação para reocupação e uma possível “vantagem” na hora de se licitar os imoveis para aqueles que já estariam no local. Segundo eles, durante uma conversa com a assessoria juridica da prefeitura, a ordem teria vindo do Ministério Público e que “não refletia a vontade da o Palácio”. Sei. Os 15 comerciantes já teriam contratado um advogado para cuidar do caso e poderão sair de lá somente com mandado judicial.


LEI ?! QUE NADA !!

Estou analisando uma lista de nomes que recebi. Se forem comfirmados como sendo funcionários da prefeitura, ficará comprovado o nepotismo direto, cruzado, esprestado ou seja lá o nome que queira dar. Segundo a fonte, tem até filho de vereador abrigado pelo Palácio. Perguntar não ofende: A lei contra o nepotismo está em vigor ????? Se alguém puder responder, ficarei grato.
Como diria Zé Simão da Folha de São Paulo: "Vô ali tomar minha sodinha alucinógena e já volto..."

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

EU TÔ DE OLHO


EMBRULHA UM PRATINHO ?!!

A festa da Câmara, realizada no último sábado, ficou lotada de “agraciados” e familiares, verdadeiro filão para cabrestear votos. A festa, criada para fazer a entrega de “títulos” a cidadãos de Lavras e para migrantes que por aqui chEgam, custou aos cofres públicos aproximadamente 20 mil reais. Isso mesmo. Em plEna crise, onde o mundo economiza com medo de ser atingido pela crise econÔmica, a câmara de Lavras gastou quase 20 mil reais para realizar a dita festa com direito, na portaria, de segurança e a exigÊncia de convite. Mas deixo um aviso: Festa com dinheiro do povo não pode ser privada ou ter convite. Se o Ministério Público souber disso, pode dar dor de cabeça.

DOCE AUSÊNCIA

A festa, animada por sinal, da câmara no clube de Lavras, teve a participação da prefeita Jussara e de assessores próximos. O clima ficou bem ameno durante os festejos pois o vereador Marcos Cherem não teria ido a festa. Segundo informações, preferiu ficar em casa descansando. Nos fuxicos das mesas, dois assuntos. Eleição de 2012 e a publicação que fiz no blog sobre a retomada do processo contra Jussara, determinada pelo Tribunal de Justiça. Muitos diziam que o que publiquei era mentira. Outros, talvez mais informados, preferiam dizer: “O homem (eu) não costuma falar mentira não, né?!!”.

10+20+30+ 50+ .....

Durante as inaugurações que a prefeita refez, dois assessores, que a tempos atrás não se bicavam, ficaram o tempo todo cochichando. Num dado momento alguém brincou com um deles sobre um número (30%) e derrepente, sem sequer fazer cara de paisagem ,um deles falou: “Tá pouco ?!!” a pessoa que brincou perdeu o jeito e os dois continuaram falando ao pé do ouvido um do outro. Se conheço bem os dois, algo vem por aí.

RABO DE OLHO

Se for verdadeiro o documento que recebi, a corregedoria do Ministério Público já estaria de olho em denúncias relativas a Lavras desde meados do ano passado. No documento, cópia do original, a corregedoria mandou que se abrisse um inquérito sobre denúncias de contratações feitas pelo Palácio e sobre a coleta de lixo da cidade, entre outras denúncias. O processo teria sido aberto em junho de 2008 e, em tese, estaria ainda em “fase de investigação”. Este blog, segundo informações ainda não confirmadas, estaria sendo usado por pessoas ligadas ao judiciário local para fomentar, em instâncias superiores, denuncias feitas e ainda não apuradas. Se for verdade, devem ter gasto bastante papel para imprimir todas as folhas.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

OI VIVO TIM CLARO


INCRÉDULOS

Ontem a noite, durante um festejo na escola de meu filho, durante um caldo de feijão, algumas pessoas, digamos, da classe intelectualmente favorecida, me cumprimentaram com um pergunta entre os dentes. 4 deles, após relatarem a leitura diária do blog, disseram a mesma frase: “Nossa! Você ainda está vivo, você não tá com medo não ?!”. Sem perguntar o porque da pergunta de cada um, respondi com duas palavras: Sim e não.


CABIDE

A informação não pôde ainda ser checada mas, segundo a fonte confiável, a CSD, empresa que faz a coleta de lixo de Lavras, estaria sendo usada para abrigar “apadrinhados” do Palácio. Além de Monique, irmã da vereadora Helena Nogueira, que se mudou para a frente do Palácio por duas vezes exigindo casa e emprego e estaria agora empregada na dita empresa coletora de lixo (?), ex vereadores e parentes de secretários estariam sob a guarda empregatícia da CSD. Uma das possíveis pessoas contratadas nem mesmo teria o trabalho de ir lá bater o ponto. Segundo a fonte, a dita pessoa estaria recebendo em casa mesmo. Enquanto isso, pro informações ainda não disponibilizadas pelo Palácio, a conta do lixo em Lavras estaria beirando meio milhão de reais. Também pudera. É muito lixo para ser recolhido pelas ruas de Lavras, não é mesmo?!


LEIS IGUAIS

Segundo apurei, a corregedoria do Tribunal de Justiça teria devolvido o processo, onde a prefeita Jussara fora denunciada por ter doado quase 500 lotes em período eleitoral, ao juiz eleitoral de comarca de Lavras, Dr. Gilberto. Segundo o juiz responsável pelo processo em segunda instância, “claros indícios” do que fora denunciado, poderiam sim ter ferido a legislação eleitoral. Segundo a fonte, o desembargador pediu, nas entre linhas, que o juiz observasse com mais profundidade as provas anexadas nas denúncias apresentadas à época da eleição. Se a sentença for corrigida pelo competente Dr. Gilberto, Jussara pode ainda ser condenada aqui e provavelmente em segunda instância também. Salvo engano, uma nova lei foi ou deve ser aprovada onde puni com a perda imediata do mandato os prefeitos eleitos envolvidos em crimes eleitorais, podendo eles recorrem mas sem as benesses do mandato. Em Baependi, o ex prefeito Cláudio Rollo (o sobrenome dele não ajudou em nada, coitado) perdeu o mandato por ter doado 2 lotes em período eleitoral. Se a lei for seguida como foi em Baependi, a coisa por aqui ainda deve dar dor de cabeça pra muita gente, ou melhor algumas.


REGISTRO

Temerosa em estar grampeada, a prefeita ordenou a mudança de operadora do seu celular e de assessores de alta confiança. Mudou o seu telefone e pouquíssimos sabem o numero da prefeita, que acredita que com a nova operadora, possa estar agora mais segura ao falar ao telefone. Ontem, dia da mudança, o novo e ex segredo palaciano já teria perdido a validade. Apesar de saber o número, não serei indelicado. A novo telefone da prefeita começa com 8. Ainda bem que tem bastante operadora no mercado.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

TELEFONE GRAMPEADO


BOI NA LINHA

Segundo uma fonte, a ordem do Palácio Perimetral é para que ninguém, mas ninguém mesmo, utilize telefones para tratar de assuntos “importantes” referentes aos interesses da prefeitura. A ordem é marcar encontros pessoalmente e em locais “seguros” para evitar ao máximo o uso de aparelhos. Há rumores de que telefones fixos e celulares estejam grampeados. Além disso, a prefeita desconfia que este espaço, o blog, esteja obtendo informações oriundas de tais grampos devido ao alto teor extremamente sigiloso que ando publicando aqui.


ISONÔMIA

O ABO – associação brasileira de odontologia, pretende acionar a justiça contra a prefeitura. Uma das alegações é o piso salarial exposto no edital publicado pela prefeitura. Nele, salvo engano, o salário base não chega a 900 reais. Os dentistas querem também que o critério de gratificação por produtividade dado aos médicos seja estendido aos profissionais odontólogos. Outras entidades de classe também estudam um manifesto contra o salário oferecido no edital. Entre eles, os motoristas profissionais. O piso praticado pelo mercado varia de 800 a 1200 reais. Pela prefeitura de Lavras, o que é oferecido é de 495 reais. Quase a metade do salário de um dentista, segundo edital da prefeitura, que se aproxima do piso de um motorista em relação ao que é pago no mercado do transporte.


AU AU ZIIIIIIIIII AU AU

O departamento jurídico da prefeitura está a espera de uma carga de pedidos “espinhosos” por parte do vereador Marcos Cherem. Entre eles: Licitação de publicidade, Macroplan, concurso público e a prestação de contas de gastos feitos com compra de ração para cães. Existem indícios de que os animais do canil estejam sendo alimentados com ração, a um custo mensal de aproximadamente 10 mil reais. O dinheiro da ração, salvo melhor juízo, poderia estar saindo do dinheiro destinado ao combate da dengue. ?

sábado, 8 de agosto de 2009

MÃE! TÔ NO BIG BROTHER!


BIG BROTHER LAVRENSE

A intenção é de apenas alertar. Um “material” ao qual tive acesso de forma rápida, me deixou um tanto quanto intrigado. Vamos aos fatos. Em uma certa residência, onde alguns poucos profissionais da engenharia (muitos de fora) se encontram, quase de forma rotineira, às quartas feiras, embalados por musica cerveja e aproximadamente 10 garotas “animadas”, festinhas são feitas para alegrar algumas pessoas de interesse de uma certa empresa. Entre eles um funcionário do alto escalão palaciano. No vídeo, feito escondido dentro do recinto por celular, puder ver o “alto funcionário” tendo “momentos aprazíveis” durante a festinha. Ele não pagou nada com dinheiro público mas a empresa tem contrato com órgãos governamentais e de forma indireta com o Palácio. Quem avisa amigo é: Acho melhor você, “alto escalão”, ficar em casa e assistir ao futebol mesmo. "Peladas por peladas", neste caso,é aconselhável a primeira. Dá menos dor de cabeça e não corre o risco de ir parar “gravado” num celular.


FOGO MUI AMIGO

Em uma cidade vizinha, um prefeito que não estaria correspondendo ao que o eleitor imaginava (são muitas cidades neste estado devido a falta de dinheiro) uma articulação nos bastidores começa a ser orquestrada para, em sigilo, ajudar a câmara, através de uma CPI, fazer com o que prefeito perca o cargo ao qual foi eleito. Para não melindrar a articulação e até mesmo por não ter provas cabais (neste caso é difícil) para provar, prefiro omitir o nome da cidade. Quem estaria por trás da arapuca armada seria o próprio companheiro de chapa, ou seja, o vice. É esperar pra ver.


AI AI AI ....

Um ex secretario, que deixou o cargo a pouco tempo no Palácio, diz a vários companheiros palacianos que estaria de licença médica devido a uma hérnia. Dias atrás, no supermercado, de chinelo e bem a vontade, lá estava ele empurrando um carrinho bem cheinho. Pela avenida perimetral é sempre visto em sua caminhada quase rotineira. Quem o conhece mais de perto afirma que sua licença foi uma desculpa pelo descontentamento em ter sido “convidado” a deixar o cargo e ter que assumir outro mai$ baixo, se é que me entendem. Ele continua recebendo normalmente, apoiado, em tese, em um atestado médico. Cuidado com a hérnia hein ?!



EU NÃO “TÔ” AQUI.

Uma pratica comum em uma prefeitura da região é a de “fazer” diárias em nome de funcionários para conseguir um dinheiro rápido para “pequenas despesas”. Em uma prefeitura da região, vários cargos de confiança são até mesmo impedidos de bater o ponto por estarem, em tese, “viajando”. Segundo um passarinho, tal medida teria aval de chefes de departamentos. Se for comprovado esse tipo de denúncia, pode sobrar até para o servidor que “aceita” o pedido viu ?!! Provas de “onipresença” em viagens já teria vazado também.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

JUÍZ NEGA PEDIDO DA PREFEITA JUSSARA


A foto acima, usada há algum tempo atrás, mostrava o ato da censura conseguido pela entao candidata Jussara Menicucci. Ela, a imagem, está de volta, agora para mostrar que a justiça não é tão cega assim e não corrobora com opressão e com a escuridão em torno de atos e agentes públicos.

No ùltimo dia 3 de agosto, a prefeita municipal, Jussara Menicucci, através de seu assessor jurídico, Silvio César de Castro, entrou com um processo na justiça local e com pedido de busca e apreensão de documentos que, em tese, estariam em minha posse. A prefeita também levou a denúncia à policia civil para que fosse instaurado um inquérito para apurar o desaparecimento de documentos de dentro do Palácio, insinuado que estaria envolvido com tal fato.

No dia seguinte, 4 de agosto, sob a ótica do competente Juiz, Elias Obeid, o processo foi EXTINTO, tendo o juiz observado em sua sentença o Art. 267 do código de processo civil.

Em sua petição, o advogado da prefeita arguiu: “No afã de depreciar o nome da prefeita, o representado não vem medindo esforços em seguir os passos da prefeita, publicando e divulgando fatos inverídicos...chegando ao cúmulo com escárnio como vem a prefeita se alimentando.....dando continuidade ao seu intento até difamatório, caluniante e injuriante...vem publicando seus atos, viagens, tudo com carga depreciativa, tentando de certa forma jogar a opinião pública contra a chefe do executivo”.

Tais afirmações peticionadas no inquérito civil, chegam às raias do inacreditável. Como poderia a prefeita justificar a contratação de assessores de imprensa (acredito que sejam 15 no total) para em situações favoráveis, divulgar os mesmos passos da prefeita, tais como encontros e inaugurações entre outros e, ao mesmo tempo, pedir com o rigor da lei para que os mesmos passos da prefeita não sejam divulgados? Seriam eles custeados com dinheiro público também ? Deveriam se manter sob o anonimato? Teria a censura, nestes casos, amparo legal ? DESAFIO a assessoria da prefeita que me mostre um só artigo onde eu caluniei, difamei ou injuriei a prefeita desta cidade, sob pena, moralmente, de acatar todas as denúncias que eu fizera até o momento.

Lamento profundamente que em TODAS as denúncias feitas por mim, e não foram poucas, que em NENHUM MOMENTO ter sido eu desmentido, por aqui ou até mesmo judicialmente, sobre qualquer fato publicado por mim.


Lamento profundamente que denúncias relacionadas ao contrato do lixo, aluguel do antigo URPA, contrato com a Macroplan, funcionamento irregular da TV Câmara, “premonição” sobre quem seria a responsável pelo concurso público e vários outros casos, não tenham sido devidamente explicados ou provados ao contrário sobre o que publiquei. Sob a ótica da sociedade e da própria justiça, quando nos calamos é porque aceitamos o que fora divulgado com assinatura, como sendo verdade. Mais uma vez desafio a provarem que o que escrevo seja mentira.

Em contrapartida, DESAFIO também a prefeitura a mostrar documentos, contratos, contratações e pagamentos que tenham ainda alguma dúvida que paire sobre eles para um maior esclarecimento de todos. Jamais serei arauto da verdade , porque também sou falho como ser humano, mas jamais levantei no passado a bandeira da transparência, da correição e porque não dizer da honestidade para, em algum momento de minha vida, pedir que algum fato, custeado com dinheiro publico feito por mim, não saia da escuridão da dúvida, para não sentir o melindre da opinião pública.

Se o que se gasta em viagens é custeado com dinheiro público, é direito do cidadão saber o que, quem , quando e para quê aquele dinheiro foi gasto.

A decisão do juiz, sem se quer analisar o mérito do pedido feito, demonstra o amadurecimento e o olhar mais crítico por parte de alguns membros do judiciário sobre questões públicas e sua transparência pró-sociedade. Dr Elias deu mostras de que no seu entendimento, ou seja, o da justiça, a administração pública deve observar, para uma maior prestação de contas para com a sociedade, que a transparência deve nortear os agentes públicos e servir de vitrine para análise do eleitor.

A decisão do Dr. Elias, sem menosprezar a grandeza e coragem de sua sentença, me obrigada, como jornalista e cidadão, a continuar a fazer um serviço que poucos veículos de informação na cidade se atrevem a fazer, ou seja: Mostrar a verdade, mesmo que incômoda, doa a quem doer.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

EXCLUSIVO: JUSSARA PEDE BUSCA E APREENSÃO CONTRA MIM


Uma informação em fuga das paredes do Palácio, dá conta de que a prefeita abriu um processo contra mim, e pediu judicialmente um mandado de busca e apreensão de documentos que estariam em minha posse. Jussara, a prefeita, teria exigido de sua assessoria, que alguma medida fosse tomada para “coibir” as minhas publicações.

A prefeita se sentiu atingida quando publiquei aqui cópias de notas fiscais que atestavam, em tese, despesas feitas por ela em uma viagem a São Paulo. Ressalto que em nenhum momento fui procurado por sua assessoria para tratar deste caso, ou até mesmo ser desmentido. A informação recebida dá indícios de que a prefeita terá seu pedido de busca e apreensão concedido pela justiça.

A ação teria sido assinada pelo advogado Silvio César de Castro, assessor jurídico da prefeitura. Segundo uma pessoa ligada diretamente ao advogado, na ação de busca e apreensão, a prefeita teria pedido a busca de documentos que estariam em minha posse alegando ser de propriedade da prefeitura, não podendo estar em mãos de terceiros. Segundo a fonte, a ação seria protocolada hoje. No processo, figarei como réu, acreditem se quiser!

Sem entrar no mérito da justiça, ao qual respeito muito, esta ação representa o autoritarismo, a presunção da impunibilidade e a vontade de manter sob a escuridão dos bastidores do Palácio, tudo aquilo que é feito mas, em tese, não deveria ser mostrado. Caso seja da vontade de justiça, entregarei sim os documentos aos quais fiz cópias, dos originais, quando me foram apresentados por uma pessoa ainda desconhecida.

Obedecerei a ordem da justiça, caso assim ela queira, mas jamais me curvarei diante da força, da opressão, da chantagem, e porque não dizer, da subestimação dos meus valores.

Aviso: os documentos que ela, prefeita, teria pedido na justiça, quando for visitado pelos oficiais de justiça, estarão de posse de meus familiares, caso eu não esteja aqui por motivo de viagem. As cópias dos documentos, feitas à época de que foram apresentados, estarão à disposição. Aquilo que “tentam”, sem sucesso “comprar”, seguirá comigo.

sábado, 1 de agosto de 2009

AGORA EU TÔ FELIZ !




O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?!!!

A prefeita Jussara chegou de viagem preocupada. Logo na segunda feira, tratou de obter mais informações a respeito de algumas coisas que eu havia publicado aqui durante sua viagem. A possível ruptura de Dr. Edson foi uma delas. Jussara pegou seu telefone particular e ligou para o médico, ex vereador e ex secretário de saúde. Na conversa, Jussara, resumindo, disse: “O que o Silva Júnior publicou é verdade Dr. Edson ? Ele, apertadinho, respondeu: “ (Glup) A metade é verdade Jussara ! (metade?). Mas isso de ser oposição não tem nada a ver não viu ?!”, desconversou o descontente coordenador de saúde de Jussara. Ela teria dito: ‘Ahhhhhhh boommm ! Pensei que você deixaria de ser companheiro ?!! conluiu a prefeita. Jussara teria chamado o dissidente assessor para um vinho em sua casa para uma conversa “entre amigos”. Se Jussara acreditou no ex secretário eu não sei. Mas que ele, salvo melhor juízo, ensaia uma revoada, isso ensaia !


DE FININHO

Jussara, na quinta feira, havia planejado um “governo itinerante” na Lavrinhas. Armou todo o esquema para passar o dia por lá e atender as pessoas. Pela manhã, acompanhada de um monte de assessores, Jussara passou 40 minutos por lá e resolveu mudar o “seu itinerante” e rumou para a capital mineira. Segundo informações, ela teria ido a Belo Horizonte para um encontro com o proprietário da empresa de lixo, CSD, Dário Rutier. O assunto ainda não sei. Por enquanto.


AJEITOU

Alguém aí se lembra daquela irmã da vereadora Helena Nogueira, aquela que havia mudado para as portas do Palácio pedindo moradia e um emprego? Pois é, para quem estava preocupado com ela, uma boa notícia. Ela já está de moradia nova e já conseguiu um emprego. Dias atrás, se não me engano, acompanhada de uma funcionária da prefeitura, ela teria ido a uma cidade vizinha fazer uma carteira de trabalho para ser, enfim, contratada. Ela conseguiu uma vaga de “margarida” na empresa de coleta de lixo, CSD, e já está trabalhando! É ou não é uma notícia boa ?!! Na hora da contratação veio também um pedido: “Nada de ficar melindrando a prefeita por aí viu ?!!!”. Ela, para defender seu pão, claro que concordou. Esta feliz da vida e já falou: “Mudar para a prefeitura agora, só em último caso”


NA MIRA

Jussara estaria motivada a demitir, do cargo de confiança que ocupa, a ex secretária de saúde Gilza Carvalho. Além dela, outra pessoa da família da ex secretária também estaria na mira da prefeita. Gilza Carvalho foi quem socorreu Jussara quando ficou sem a então secretária de saúde, Iara Menicucci, que havia pedido demissão do cargo por desavenças com o marqueteiro(?) Zuza , ainda durante a campanha. Iara Voltou atrás e três meses depois retornou ao cargo. A prefeita teria perguntado a atual secretária e prima, Iara Menicucci, sobre o porque da briga que eu havia publicado aqui e teria, em tese, “dado ouvidos” à secretária. Nos bastidores, segundo uma fonte palaciana, Jussara teria “outros motivos”para tal. Em se confirmando as demissões citadas, a coisa pode entrar em "ebulição" por lá. Mas existe um temor no ar. Segundo um passarinho, "As duas sabem demais" sobre a "saúde" de Lavras. Se for verdade, o palácio poderá ser "chamuscado" por um lado ou por outro. Um acordo deverá sair rapidinho para evitar "maiores problemas". Esperar pra ver se estou certo ou não.



BATMAN X CORINGA (O DO FILME)

Estou averiguando um caso e antes de publicar algo que eu não tenho ainda a certeza vos deixo uma charada: Publico mais uma denuncia se alguém acertar. Lá vai : “Quando é que um cachorro vira agente da vigilância epidemiológica para matar o mosquito da dengue ? Se alguém acertar, eu publico mais uma denúncia ao longo da semana ! Desafio feito aos leitores !!